01/06/2007 12h38 - Atualizado em 23/09/2015 09h44

Serviço de Assistência às Hepatites atende pacientes de 17 municípios

Implantado pela Superintendência Regional de Saúde de Colatina em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o Serviço de Assistências aos Portadores de Hepatite, localizado na Região Norte do Estado, iniciou suas atividades em outubro de 2006 e atende a pacientes de 17 municípios.

Com esse serviço, que promoveu a descentralização e regionalização desse tipo de assistência, oferece os seguintes serviços: Ambulatório Especializado; Pólo de Aplicação de Medicamentos; exames de rotina e acompanhamento, exames especializados (marcadores virais sorológicos) e exames de biologia molecular; biópsia hepática e dispensação de medicamentos.

Todas as hepatites têm tratamento e a eficácia da terapia está ligada à descoberta recente da doença. Com a implantação do serviço em Colatina, os pacientes de todos os municípios beneficiados não precisam mais se deslocar até Vitória para serem atendidos e fazerem o tratamento específico, facilitando o acesso e melhorando a qualidade de vida destas pessoas.

O serviço prestado pela equipe possui um diferencial, que é a presença e o acompanhamento do médico-referência aos pacientes em tratamento. Uma vez por semana, no Pólo de Aplicação, o médico Antônio Zanotelli, capacitado pelo Serviço de Hepatologia do Hospital das Clinicas, que é referência no Estado, acompanha e monitora os pacientes que estão em tratamento.

No método convencional, o médico prescreve o medicamento, encaminha o paciente para Pólo de Aplicação e, geralmente, é outro profissional que administra a medicação.

No caso do Serviço de Assistência às Hepatites o médico Antônio Zanotelli, através do contato semanal com os pacientes, pode monitorar e fazer os ajustes que julgar necessário no tratamento.

Segundo estimativas do Ministério da Saúde, cerca de dois milhões de brasileiros podem estar infectados com o vírus da hepatite ‘C’. Até o início deste mês a equipe da Assistência às Hepatites já tinham atendidos 218 pacientes e coletadas nove biópsias. Atualmente, 12 pacientes com hepatite tipo ‘C’ e 16 com hepatite ‘B’ estão em tratamento no Pólo de Aplicação.

Os municípios beneficiados pelo Serviço de Assistências aos Portadores de Hepatite são: Águia Branca; Água Doce do Norte; Alto Rio Novo; Baixo Guandu; Barra de São Francisco; Colatina; Ecoporanga; Governador Lindenberg; Marilândia; Mantenópolis; Nova Venécia; Pancas; São Domingos do Norte; São Gabriel da Palha; São Roque do Canaã; Vila Pavão e Vila Valério.

O encaminhamento dos pacientes é feito pelas Agências Municipais de Agendamento (AMA). Para maiores informações sobre o serviço os interessados podem entrar em contato com o Núcleo de Vigilância em Saúde pelo telefone (27) 3177-7912 e 3177-7922.

Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br