15/10/2009 11h44 - Atualizado em 23/09/2015 13h25

Serviço de Assistência Especializada às Hepatites ofertado pela Sesa em Colatina completa três anos

Neste mês, o Serviço de Assistência Especializada às Hepatites (SAE), ofertado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Superintendência Regional de Colatina, completa três anos. No período, foram registrados mais de 1.600 atendimentos, cem biópsias, 29 pessoas com a doença tiveram o tratamento concluído e, além disso, quatro pacientes encaminhados para a fila de transplantes de fígado já receberam um novo órgão.

Para a técnica da Sesa e responsável pela gestão do SAE, Kesia Margotto Caliari, desde 2006, quando foi inaugurado, até hoje, um dos fatores de destaque do Serviço é o número de pacientes que passa por lá. “Uma coisa que comemoramos muito é a quantidade de pessoas atendidas. Quando se oferece um serviço de qualidade, a demanda aumenta. Pessoas que não sabiam que tinham a doença descobriram e começaram o tratamento”, revela.

Tudo isso se deve à criação de um serviço de referência descentralizado que, além da facilidade no acesso, proporcionou aos pacientes benefícios como a redução no tempo de espera para a realização de exames e procedimentos. "Alcançamos o objetivo de prevenir a evolução e agravamento de doenças hepáticas em centenas de pacientes atendidos, evitando complicações clínicas que exigiriam internações prolongadas”, conta Kesia.

Além disso, a descentralização do serviço contribuiu também para a diminuição do índice de abandono do tratamento, pois, antigamente, os pacientes tinham que procurar atendimento na Grande Vitória. “Quando o serviço era em Vitória, a quantidade de desistência era grande, por causa da distância e da dificuldade de deslocamento. Nossa maior alegria hoje é oferecer um serviço de acesso fácil, humanizado e resolutivo”, explica a referência técnica.

Fluxo

Para ter acesso ao SAE, o paciente deve ser primeiramente atendido em unidades de saúde de Colatina ou dos 17 municípios que compõem a microrregião. Caso haja suspeita da doença, uma consulta especializada é agendada no Centro Regional de Especialidades (CRE) de Colatina, administrado pela Sesa, onde são disponibilizados dois dias exclusivamente para o atendimento às hepatites.

A partir daí, se for confirmada a doença, a pessoa é inserida automaticamente no Serviço e terá acesso a todas as condutas e procedimentos necessários ao tratamento, isso inclui desde a realização de exames especializados (como biópsias) até o recebimento de medicamentos de alto custo.

“Não há demanda reprimida e aqueles pacientes que necessitam de tratamento têm acesso a toda medicação necessária na Farmácia Cidadã da Sesa, que fica no próprio CRE”, esclarece Kesia.

Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Karlla Hoffmann
Texto: Marcos Bonn