17/03/2008 13h09 - Atualizado em 23/09/2015 13h19

Serviço de Verificação de Óbitos renova parceria para a realização de novas pesquisas científicas

A renovação de uma parceria com uma equipe multiprofissional de pesquisadores da área da saúde permitirá, neste ano, que o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) dê continuidade ao suporte dado nos estudos que envolvem a incidência de mortes relacionadas a algum tipo de patologia.

O apoio do SVO aos estudos científicos tem se tornado importante na realização de trabalhos, como o desenvolvido pelo pesquisador e professor de Educação Física, Daniel Folador, que utilizou os dados disponibilizados pela instituição para avaliar a incidência de óbitos por doenças do sistema circulatório e o exercício físico no Estado. De acordo com a coordenadora do SVO, Dalva Binda, os bons resultados alcançados pelo trabalho permitiram a autorização de uma nova parceria.

Agora, alunos do curso de Educação Física e de Enfermagem darão prosseguimento a um trabalho parecido com o que foi desenvolvido por Daniel Folador. Ainda não há tema definido, mas a intenção é que a coleta de informações junto ao SVO possa contribuir de algum modo para ações futuras de tratamento e prevenção de agravos que acometem a saúde.

Pesquisa em conclusão

O pesquisador e professor de Educação Física, Daniel Folador, já está com sua pesquisa em fase de conclusão e espera apresentá-la em outubro. Para ele, a contribuição do Serviço de Verificação de Óbitos foi primordial, pois ajudou em muito na formação pós-universitária.

Mais especificamente, o estudo aborda doenças do aparelho circulatório que, de acordo com estudos mundiais, afetarão grande parte da população devido a fatores como inatividade física e alimentação inadequada. “O trabalho visa a preparar um melhor atendimento ao público que procura um profissional de educação física”, explica o professor.

A divulgação dos estudos em meados de outubro deverá ser feita em conjunto com referenciais teóricos, que são importantes para comprovar a realidade encontrada no Estado. Além disso, a publicação deverá ser feita por meio de um artigo científico.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard