01/11/2007 13h10 - Atualizado em 23/09/2015 13h18

Serviço Regional de Assistência Especializada às Hepatites comemora um ano de funcionamento

O Serviço de Assistência Especializada (SAE) às Hepatites da Regional Colatina, implantado por meio de parceria com a Secretaria de Saúde do município, comemora, nesta quinta-feira (01), um ano de funcionamento. O atendimento, que era centralizado no Hospital das Clínicas (Hucam) em Vitória, está sendo realizado com sucesso na regional.

Com a implantação do serviço, os pacientes de todos os municípios da microrregião Colatina não precisam mais se deslocar até Vitória para serem atendidos e fazerem o tratamento específico. O Sistema completou um ano de funcionamento no dia 11 deste mês.

Implantado em outubro de 2006, o SAE atende pacientes de 17 municípios da Microrregião Colatina e, desde então, descentralizou e regionalizou todo o atendimento que antes era feito somente no Hucam, em Vitória. “Isto facilitou o acesso, humanizou o atendimento e promoveu a melhora na qualidade de vida dos pacientes”, informou a Chefe do Núcleo de Vigilância em Saúde, Kesia Margotto Caliari.

Com um ambulatório especializado, o Serviço Regional do município faz 20 atendimentos semanais e realizou, desde sua implantação, 29 biópsias hepáticas. O Serviço possui 17 pacientes em tratamento para Hepatite C e 27 para Hepatite B.

O Pólo de Aplicação de Medicamentos possui acompanhamento médico das pessoas em tratamento e funciona no Pronto Atendimento de Colatina, toda quinta e sexta-feira.

Serviços oferecidos pelo SAE

- Ambulatório especializado
- Pólo de Aplicação de Medicamentos
- Exames de rotina e acompanhamento, exames especializados (marcadores virais sorológicos) e exames de biologia molecular
- Biópsia hepática
- Dispensação de medicamentos

Hepatite B

A Hepatite B é uma doença infecciosa viral, contagiosa, causada pelo vírus HBV, podendo apresentar-se como infecção assintomática ou sintomática. Em pessoas adultas infectadas, 90 a 95% se curam, 5 a 10% permanecem com o vírus por mais de seis meses, evoluindo para a forma crônica da doença.

Transmissão da Hepatite B:

- relações sexuais desprotegidas;
- realização de procedimentos sem esterilização adequada ou utilização de material descartável: intervenções odontológicas e cirúrgicas, hemodiálise, tatuagens, perfurações de orelha, colocação de piercings;
- transfusão de sangue e derivados contaminados;
- uso de drogas com compartilhamento de seringas, agulhas ou outros equipamentos;
- transmissão vertical (mãe/filho);
- aleitamento materno;
- acidentes perfuro-cortantes.

Hepatite C

É uma doença infecciosa viral, contagiosa, causada pelo vírus HCV. Em média 80% das pessoas que se infectam não conseguem eliminar o vírus, evoluindo para formas crônicas. Os restantes 20% conseguem elimina-lo dentro de um período de seis meses a partir do início da infecção. É uma doença silenciosa, sem sintomas aparentes, mas com evolução lenta ao longo dos anos. Hoje, o vírus da Hepatite C já é o maior responsável por cirrose e transplante hepático no mundo ocidental.

Transmissão da Hepatite C:

- transfusão de sangue e uso de drogas injetáveis;
- hemodiálise;
- acupuntura, piercings, tatuagem, droga inalada, manicures, barbearia, instrumentos cirúrgicos;
- relações sexuais desprotegidas;
- transmissão vertical e aleitamento materno;
- acidente ocupacional;
- transplante de órgãos e tecidos.

Segundo Dr. Antonio Zanotelli, médico referência do Serviço, todas as hepatites têm tratamento e a eficácia da terapia está ligada à descoberta recente da doença.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Daniele Bolonha