09/11/2004 12h12 - Atualizado em 23/09/2015 09h30

Serviços médicos especializados à distância para população

Foi assinado, na manhã desta terça-feira (9), durante o 1º Encontro Internacional de Telemedicina, um convênio entre a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e o Hospital das Clínicas (Hucam), com o objetivo de fortalecer e estender o projeto Telemed aos hospitais públicos do Estado.

A Telemedicina é um moderno instrumento utilizado para a precisão nas consultas e diagnósticos médicos. Trata-se de uma rede de médicos, de diferentes especialidades, que estarão interagindo, via Internet, em procedimentos da área da saúde.

“O fortalecimento desse projeto no Espírito Santo é de fundamental importância. Com isso estaremos democratizando o acesso da população a diferentes especialistas, possibilitando diagnósticos mais precisos à distância, com mais rapidez”, disse o secretário estadual de Saúde, João Felício Scárdua.

No Espírito Santo, os hospitais estaduais Dra. Santa Rira de Cássia, em Barra de São Francisco; o Silvio Avidos, em Colatina e o São Lucas, em Vitória, participam do projeto.

Nestas unidades, os usuários têm acesso a diagnósticos de especialistas em ultra-som e raios-X, utilizados na ginecologia e obstetrícia. “Queremos estender a oferta de especialistas e que a Telemedicina chegue a todos os hospitais estaduais”, finalizou Scárdua.

Implantada em grande parte dos Estados Unidos e União Européia, a Telemedicina chegou em 2004 para três estados brasileiros: Acre, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.

O 1º Encontro Internacional de Telemedicina no Espírito Santo está sendo realizado no auditório do Centro Bio-Médico do Hospital das Clínicas (Hucam), onde estão sendo apresentados os resultados positivos do projeto Telemed no Estado, no Brasil e no mundo.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua
Tels: 31372378 / 31372315 / 99698271
asscom@saude.es.gov.br
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard