05/08/2013 12h56 - Atualizado em 23/09/2015 13h38

Servidoras do Himaba ganham espaço de apoio à amamentação

Como parte das comemorações da Semana Mundial da Amamentação 2013, celebrada do dia 1º a 07 de agosto, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) irá inaugurar, nesta terça-feira (06), no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, uma sala de apoio à amamentação para as mulheres trabalhadoras da instituição. O objetivo é que as mamães tenham um ambiente para fazer a retirada e estocagem do leite materno durante a jornada de trabalho, favorecendo a amamentação de seus bebês por mais tempo e até a doação do excedente para o Banco de Leite.

A abertura do novo espaço, marcada para as 08 horas, vem ao encontro do lema da campanha deste ano: “Apoio às mães que amamentam: próximo, contínuo e oportuno” e deverá servir de incentivo para que outras instituições e empresas sigam o exemplo.

“Com esse tipo de sala, as mães podem continuar o processo de amamentação mesmo após acabar o período da licença-maternidade. Também sabemos que as crianças que são amamentadas ao seio adoecem menos e, portanto, suas mães faltam menos ao trabalho”, observou a médica da Sesa, Rosa Albuquerque, coordenadora do Banco de Leite do Himaba.



Segundo ela, várias empresas foram convidadas a participar da inauguração. Além da oportunidade de conhecer o espaço, os visitantes poderão ter orientação para implantação desse tipo de sala em seus locais de trabalho. “A sala de apoio à amamentação não exige uma estrutura complexa e sua implantação e manutenção são de baixo custo”, afirma a médica.

Rosa Albuquerque lembra que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as crianças recebam somente leite materno até os seis meses de idade e, por isso, é importante todo tipo de apoio às mães que amamentam.

“Na maioria das vezes não há empresas ou instituições em geral com um lugar apropriado para a trabalhadora que amamenta esvaziar as mamas durante a jornada de trabalho, o que impede que a mulher aproveite o leite retirado para oferecer ao seu filho posteriormente”, observa a médica.

Para ela, esse tipo de iniciativa não só beneficia a dupla mãe-criança como também a empresa que passa a ter uma imagem mais positiva perante os funcionários e a sociedade.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Angela Siqueira
Texto: Maria Angela Siqueira
mariaperini@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard