09/03/2009 05h05 - Atualizado em 23/09/2015 13h23

Servidores do Centro de Reabilitação Física da Sesa serão capacitados

Todos os servidores administrativos das diversas áreas de atendimento oferecido pelo do Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), participam, no período de 09 a 16 deste mês, do Curso de Gestão da Melhoria da Qualidade do Atendimento ao Cidadão. A capacitação ficará a cargo da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

Para o diretor administrativo do Crefes, Jorge Encarnação, trata-se de uma iniciativa para qualificar o servidor que trabalha na instituição. Ele explica que “uma das políticas da Sesa é implantar o Acolhimento com Classificação de Risco em todos os hospitais do Estado. Embora não tenhamos risco aqui na unidade, temos o Acolhimento. Então, nosso objetivo é treinar os servidores para acolher e também desenvolver uma relação interpessoal que possibilite esse acolhimento. Nós queremos que esse servidor procure a pessoa que seja atendida pela unidade, oriente, ajude e resolva o problema”.

O Crefes pediu e a Esesp vai ministrar as aulas nas dependências do próprio Centro de Reabilitação para facilitar e permitir maior participação dos profissionais no Curso. Ao todo, serão 60 servidores, divididos em duas turmas, uma pela manhã e outra pela tarde.

“Entre os pontos a serem abordados durante a capacitação estão a relação interpessoal e o atendimento ao paciente, sempre com foco no usuário”, destaca Jorge Encarnação. É a primeira vez que os servidores do Crefes participam deste tipo de qualificação.

O Crefes

O Crefes é referência estadual nos atendimentos de reabilitação, adaptação e reintegração à vida social de pacientes com problemas físicos. Foi fundado em 22 de fevereiro de 1979. Oferece diversos serviços, tais como:

Unidade de Trabalho Neurológico Adulto: Pacientes geralmente com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), com alto grau de incapacidade e que requerem maior tempo de tratamento;

Unidade de Tratamento Neurológico Infantil: Crianças com alguma limitação física, muitas vezes congênita, e que apresentam algum tipo de incapacidade;

Unidade de Tratamento Ambulatorial: Pacientes com lesão traumato-ortopédica que necessitam de exercícios específicos na área de fisioterapia ou hidroterapia;

Unidade de Trabalho de Órteses e Próteses: Atendimentos médicos que avaliam ou não a necessidade de concessão de órteses e próteses;

Unidade de Trabalho Reabilitação Comunitária: Pacientes que têm atendimento da equipe em seu domicílio;

Pólo de Audiologia: Realização de exames de audiometria e impedanciometria para pacientes com suspeitas de problemas audiológicos, além da consulta com otorrinolaringologista.

Informações à Imprensa:
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard