22/04/2005 12h13 - Atualizado em 23/09/2015 09h32

Servidores do Crefes realizam evento sobre humanização

Os servidores do Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes) tiveram um almoço diferente na última terça-feira (19). Mobilizados em melhorar ainda mais o processo de humanização no atendimento destinado aos pacientes e de relacionamento interpessoal, promoveram um evento com apresentação de teatro, declamação de cordel e distribuição da cartilha Humaniza Crefes.

A confraternização faz parte de uma iniciativa de alguns funcionários que, desde fevereiro, têm realizado reuniões com o objetivo de aumentar a oferta na prestação de serviços e priorizar uma relação cada vez mais humanizada com o usuário.

Na abertura, a diretora do Crefes Uiara Teixeira, falou sobre o objetivo daquele momento e da importância de superar as dificuldades unindo forças. “Podemos encontrar alguns obstáculos pelo caminho. Mas, com a contribuição de todos será mais fácil superá-los”, enfatiza.

A primeira apresentação foi da servidora Lusmar Stefanon. Com seu rosto pintado, metade representando o SUS e metade o cidadão, declamou o cordel “O dia em que o SUS visitou o cidadão”, publicação do Ministério da Saúde.

A servidora acredita que esse tipo de iniciativa serve para unir os colegas de trabalho o que, conseqüentemente, é transferido de maneira positiva no atendimento ao usuário.

“Acho que em um ambiente de trabalho é fundamental tentar deixar de lado os problemas pessoais. É importante também colocar em primeiro lugar a ética profissional e nunca deixar de tratar bem o outro. Tanto o colega de trabalho quanto o paciente merecem o melhor de nós”, reforça Lusmar.

Em seguida, houve uma apresentação teatral, escrita e encenada pelos funcionários. O contexto da peça deixou claro, entre outras coisas, as grandes diferenças existentes nos atendimentos bons e ruins. Apresentada com muito bom humor, a atuação agradou a todos os servidores que assistiam.

O médico fisiatra Nelson Imamura, falou ao final do evento enfatizando, ainda mais, a importância de todos participarem do grupo intitulado Humaniza Crefes. “Esse é um processo de construção que depende de todos. Com a nossa participação e empenho vamos melhorar a relação com o usuário e a relação entre nós. Um momento como esse causa em todos um desejo de reflexão e esse é um dos principais objetivos do grupo de humanização”, conclui.

Como surgiu o Humaniza Crefes

Cada gerente de unidade se reuniu com seu grupo de trabalho para discussão das rotinas e procedimentos habituais, com o intuito de identificar os pontos fortes e fracos de cada setor, tanto no que se refere ao atendimento quanto ao relacionamento interpessoal.

A partir dessa análise, foram feitas propostas colocadas posteriormente em um documento que geraram o Plano de Metas. A partir daí, estão sendo realizadas reuniões periodicamente para discutir a resolutividade das ações e rever as propostas e os prazos sugeridos para implantação de novos procedimentos.

Serão distribuídos questionários entre os pacientes com o objetivo de identificar o nível de satisfação, saber de suas necessidades e sugestões. Esse material também será avaliado nas reuniões do grupo para subsidiar as novas ações.

Também serão distribuídas entre os usuários uma cartilha produzida pelo Crefes abordando a humanização, apresentando conceitos sobre o tema, a importância da realização de um bom atendimento além de direitos do paciente.

Apesar da participação dos funcionários não ser obrigatória, o objetivo do grupo é envolver o máximo de pessoas possível para que haja o fortalecimento das ações.

“O principal objetivo é mobilizar 100% dos servidores do Crefes. Dessa forma acredito que o resultado será alcançado mais rapidamente e com muito mais sucesso”, enfatiza Uiara. Ela complementa: “nosso grupo que já é bastante unido ficará muito mais fortalecido depois do Humaniza”.

Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua/Deyvison Longui
Texto: Cynthia Silva