26/11/2008 06h17 - Atualizado em 23/09/2015 13h22

Servidores e voluntários participam de café da manhã em comemoração o Dia Nacional do Doador de Sangue

Nesta terça-feira (25) é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Para comemorar a data, o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) reuniu servidores e doadores para oferecer um café da manhã. O subsecretário de Gestão Hospitalar, Anselmo Dantas, representou o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi, que está em São Paulo, onde dará uma palestra sobre medicamentos excepcionais em um simpósio internacional.

O subsecretário agradeceu aos doadores e pontuou um diferencial na política de doação de sangue. “Existem algumas políticas públicas que, por si só, têm um apelo social, um apelo comunitário muito intenso. Então, falar em doação de sangue é muito belo e até emocionante, haja vista que pessoas abraçam essa causa com muito empenho e muita dedicação. Muitas vezes o contato com a doação de sangue se dá num momento de sofrimento”.

Enquanto a equipe do Hemoes recebia os doadores, Anselmo Dantas, destacava a importância do ato de doar, que deve ser encarado como de um ato de cidadania, e a evolução da política de sangue. Segundo ele, nos anos 80, quando o Sistema Único de Saúde (SUS) surgia, a política de sangue era uma das questões a serem debatidas. Mas atualmente, “a gente pode dizer que a política de sangue e hemoderivados no País é uma política de sucesso”, explicou.

Durante a solenidade, o senhor Edson Gonzaga da Silva também foi convidado a falar da importância de ser voluntário. Ele contou que começou a doar sangue há cinco anos, quando um amigo precisava de sua ajuda. A partir daí, faz doações regulares, em média, três vezes ao ano. “O que me faz vir aqui é a falta de sangue nos bancos. Se tenho condições de doar sangue, posso fazer isso”, disse.

O diretor técnico do Hemoes, Volmar Belisário Filho, explicou que há períodos em que a doação de sangue é menor, o que torna o trabalho difícil. Por isso, é interessante que seja feito um trabalho de fidelização com os voluntários a fim de garantir o nível do estoque. Para o diretor técnico, a sensibilização e a conscientização são essenciais para aumentar o número de doações, já que o doador é a matéria-prima dos Hemocentros.

Até sexta-feira (28), além do Hemoes, os demais hemonúcleos administrados pelo Estado (Hospital Dório Silva, São Mateus e Colatina), comemorarão o Dia Nacional do Doador de Sangue com cafés da manhã e distribuição de brindes.

Coleta externa nesta terça (25)

O ônibus de coleta externa do Hemoes realiza coleta de sangue e registro no cadastro de medula óssea durante ação no Hospital São Lucas, em Vitória, nesta terça (25). Além de facilitar o acesso ao doador, as coletas externas são importantes, já que respondem por aproximadamente 30% de todo o sangue que compõe o banco do Hemoes.

A estrutura do ônibus tem capacidade de coletar sangue de quatro pessoas por vez. As visitas externas da equipe do Hemocentro são realizadas durante todo o ano e podem ser agendadas por associações ou empresas que queiram participar das campanhas de doação de sangue e de cadastramento de doadores de medula óssea.

A instituição que quiser participar das campanhas, pode marcar uma visita da unidade móvel pelo telefone (27) 3137-2458 ou 3137-2462.

Como participar

É fácil doar sangue. Além de boa vontade, os voluntários devem apresentar um documento de identidade com foto. Para ser doador, é preciso ter entre 18 e 60 anos, pesar 50 quilos ou mais, ter boa saúde e não estar em jejum.

Caso o doador tenha almoçado, a doação deve ser feita após três horas. O intervalo para doação é de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O sangue doado é reposto facilmente pelo organismo, e o ato de solidariedade não “afina” nem “engrossa” o sangue. Em cada coleta é preenchida uma bolsa com capacidade de 450ml, o que representa menos de 10% do total de sangue de uma pessoa.

Cada bolsa pode salvar até três vidas, porque as hemácias, plaquetas e o plasma, componentes do sangue, podem ser aproveitados de acordo com a necessidade do paciente.

Antes de doar, os voluntários preenchem um cadastro com informações básicas e respondem a um questionário. Em seguida, os possíveis doadores passam por uma triagem, que serve para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.

Horário de funcionamento

Em Vitória, os voluntários podem procurar o Hemoes, que fica na Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe. A unidade funciona das 7h30 às 19 horas, de segunda-feira a sábado, inclusive nos feriados.

Quem mora em Serra, tem a opção de doar sangue na Unidade de Coleta à Distância, localizada em anexo ao Hospital Dório Silva. O horário de funcionamento é das 7 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.

Onde doar

- Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes)
Tel. (27) 3137-2458 e 3137-2444

- Unidade de Coleta à Distância de Serra (Anexo ao Hospital Dório Silva)
Tel. (27) 3338-7880

- Hemocentro de Linhares
(27) 3171-4361

- Hemocentro Regional de Colatina
(27) 3177-7930

- Hemocentro Regional de São Mateus
(27) 3767-4135

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Ana Paula Costa/ Marcos Bonn
anamiranda@saude.es.gov.br
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard