23/04/2014 08h32 - Atualizado em 23/09/2015 13h40

Sesa abre ambulatório de hipnoterapia para ajudar gestantes no parto

Um novo serviço aberto pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promete ajudar gestantes a enfrentarem o parto de maneira mais tranquila e relaxada, de forma a poderem apreciar toda a alegria do momento de trazer seu filho ao mundo. O Ambulatório de Hipnoterapia – uma novidade no serviço público estadual de saúde – já está pronto para iniciar o atendimento, que será feito nas instalações do CRE Metropolitano, em Jardim América, Cariacica. As grávidas interessadas podem agendar consulta de segunda a sexta-feira, pelos telefones 27 3636-2699 ou 3636-2698.

O atendimento será realizado pela médica especialista em homeopatia, pediatria e hipnoterapia Norma Persio, que integra a equipe do Centro de Referência em Práticas Integrativas da Sesa. Este Centro oferece atendimentos em homeopatia, acupuntura, do-in, além de capacitação em outras práticas terapêuticas como a fitoterapia, dentro de uma política de Governo que visa ampliar o acesso e a visão de saúde, estimulando a inclusão dessas terapias, também tradicionais, no serviço público de saúde.

Auto-hipnose

Norma Persio explica que a hipnose é uma forma de comunicação que pode provocar mudanças no pensamento, no sentimento e no comportamento. “É um estado mental diferente. Nesse estado a pessoa não está acordada nem dormindo. Sua principal vantagem é possibilitar um acesso fácil aos recursos ilimitados do inconsciente, sem os obstáculos naturais da mente racional. É uma experiência prazerosa, o que permite mudanças rápidas e duradouras”.

Para a médica, o domínio da técnica de auto-hipnose pela própria mulher durante o parto aumenta as chances de um parto natural, porque quanto mais relaxada, livre de ansiedade ou medo a mulher estiver, menos dor ela vai sentir. Além disso, diminui o desgate físico da mãe e do bebê e ajuda na recuperação pós-parto.

“A filosofia do hipnoparto envolve concentração e treino por parte da mulher durante a gravidez, o que facilitará, durante o trabalho de parto, o processo de relaxamento e indução da auto-hipnose com pensamentos serenos que permitirão maior controle da dor”, explica a hipnoterapeuta.

Segundo a médica, grávidas em qualquer fase gestacional podem iniciar as consultas, mas aconselha que o acompanhamento comece o mais cedo possível, para uma melhor preparação e domínio da técnica, que envolve exercícios de respiração, concentração e controle corporal. Em princípio, as consultas serão mensais.

A médica lembra que a hipnoterapia é reconhecida mundialmente, tem indicações amplas e é praticada por diversas instituições de renome, dentro e fora do País. No Brasil, faz parte da rotina de serviços do Hospital A. C. Camargo, de São Paulo, especializado na luta contra o câncer, e também ganhou espaço no Hospital das Clínicas de São Paulo, que serve de escola para os estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Vantagens da auto-hipnose no parto

– Diminuir o desconforto físico,
– Reduzir o tempo de duração do parto;
– Diminuir o desgaste físico da mãe e do bebê;
– Estimular os processos naturais fisiológicos;
– Auxiliar na recuperação pós-parto;
– Aumentar a percepção de controle da mãe;
– Diminuir o risco de depressão pós-parto;
– Lidar com o medo e tensão muscular anteriormente ao parto;

Serviço

Ambulatório de hipnoterapia

Onde funciona: CRE Metropolitano
Como agendar: segunda a sexta-feira, das 10h às 17 horas
Contato: 27 3636-2699 ou 3636-2698

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Kárita Iana/Marcos Bonn/Maria Angela Siqueira
Texto: Maria Angela Siqueira
mariaperini@saude.es.gov.br
Tels.: 3345-8074/ 3345-8137/ 9983-3246/9969-8271/ 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard