31/05/2014 09h59 - Atualizado em 23/09/2015 13h41

Sesa abriu curso de Especialização em Saúde da Família para 250 profissionais neste sábado (31)

Neste sábado (31), foi realizada a aula inaugural do Curso de Especialização em Saúde da Família promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), envolvendo 250 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e dentistas das unidades municipais de saúde. O curso, com duração de um ano, é uma parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UnA-SUS), e será ministrado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) (instituição credenciada e executora).

O secretário de Estado da Saúde, José Tadeu Marino, destaca que a iniciativa faz parte da política de fortalecimento da atenção primária e é um dos projetos prioritários do Governo do Espírito Santo, que vem ajudando a construir e equipar Unidades Saúde da Família, além de capacitar os profissionais visando à melhoria do atendimento.

Ao todo, até 2016, a Sesa qualificará 750 profissionais dessas três categorias. A segunda turma, com mais 250 profissionais, está prevista para agosto deste ano, e a terceira, com o mesmo número de participantes, para maio de 2015.

Segundo Tadeu Marino, o Governo do Estado tem se preocupado em promover educação permanente com foco na qualificação da assistência. “O objetivo é aproximar ainda mais esses médicos, enfermeiros e dentistas das famílias que buscam atendimento nas unidades básicas de saúde, no contexto da realidade em que vivem, para promover o acompanhamento adequado que atenda às suas necessidades”, explicou.



O médico da Família e Comunidade da Sesa, Marcello Dalla, coordenador acadêmico local do curso, ressaltou que a Sesa pretende qualificar o manejo clínico dos médicos, enfermeiros e dentistas, buscando mudanças no processo de trabalho das equipes da Estratégia da Saúde da Família, para prestar atendimento integral, qualificado e humanizado à população capixaba.

Marcello Dalla ressaltou, ainda, a importância da parceria com os municípios, que indicaram os profissionais participantes, por meio de pactuação com a Comissão Intergestores Regional e homologada no Conselho de Secretários Municipais de Saúde e Comissão Intergestores Bipartite.

A presença dos profissionais inscritos no Curso é obrigatória. Antes da aula inaugural, haverá solenidade de abertura. Todos os secretários municipais de saúde e entidades ligadas à área foram convidados a participar do evento, que ocorrerá no Centro de Convenções de Vitória, a partir das 08 horas.

Tutores

Durante o curso de especialização, os participantes serão acompanhados por um grupo de 30 tutores à distância aprovados em processo de seleção – organizado pela Sesa e UnA-SUS/Uerj (aberto em abril deste ano e amplamente divulgado) – e que passam por formação específica para tutoria com apoio do corpo docente da universidade executora do curso.

Marcello Dalla lembra que a Universidade do Estado do Rio de Janeiro tem mais de 30 anos de experiência em formação de profissionais da Saúde da Família, em cursos a distância ou semipresenciais e foi uma das primeiras a serem credenciadas como Universidade Aberta do SUS.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Kárita Iana/Marcos Bonn/Maria Angela Siqueira
Texto: Maria Angela Siqueira
mariaperini@saude.es.gov.br
Tels.: 3345-8074/ 3345-8137/ 9983-3246/9969-8271/ 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard