17/01/2007 15h29 - Atualizado em 23/09/2015 09h41

Sesa acelera implantação do Samu 192 em Guarapari

O município de Guarapari receberá nesta quinta-feira (18) uma visita do secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose, e da Coordenação do Samu 192 para discutir a implantação do sistema móvel de urgência e emergência na cidade. A previsão da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é de que o serviço entre em funcionamento até o final deste verão.

O roteiro em Guarapari, que terá início às 10 horas, inclui visitas aos hospitais São Judas Tadeu e Nossa Senhora da Conceição, além do Pronto-Atendimento (PA) do município para definir o fluxo de atendimento e a grade de referência dessas unidades. As duas ambulâncias que serão disponibilizadas deverão ficar no PA e a construção da base deve começar na próxima semana.

“Guarapari é o último município da Região Metropolitana a ingressar no Samu. Essa é mais uma vitória para a saúde pública, neste que é o primeiro projeto verdadeiro de integração das prefeituras da Região Metropolitana”, afirma o secretário.

Contratações

Para atender aos 105 mil habitantes de Guarapari, estão sendo contratados 26 profissionais, sendo sete médicos, sete enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem e seis condutores socorristas. O investimento com os profissionais será de aproximadamente R$ 68 mil. As ambulâncias somam mais R$ 80 mil, totalizando R$ 148 mil em recursos.

“Essa expansão é importante porque marca um ano do serviço e estamos melhorando o atendimento a cada dia”, afirmou a coordenadora geral do Samu 192, Engre Beilke. O próximo passo da Sesa é a expansão do serviço para a Região Serrana. “Está previsto para que a conversa com os prefeitos se inicie nas próximas semanas”, completou.

O Samu 192 atende atualmente os municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Viana, Serra e Fundão. No ano de 2006, recebeu mais de 250 mil ligações, realizando 59 mil regulações médicas e enviando ambulâncias em quase 34 mil casos. Mensalmente, são investidos R$ 698 mil no serviço, que conta com 264 profissionais.

Gustavo Tenório / Daniele Bolonha / Mariana Almeida
Texto: Daniele Bolonha