08/02/2012 07h57 - Atualizado em 23/09/2015 13h32

Sesa alerta para cuidado com som alto no carnaval

Os trios elétricos, blocos e baterias de escolas de samba prometem tomar conta das ruas do Estado e País nos próximos dias durante o Carnaval. Nesta época, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta para os cuidados que devem ser tomados com o excesso de barulho, já que música muito alta pode causar desde zumbido até perda auditiva.

A otorrinolaringologista da Sesa, Rossana Pego, explica que a exposição prolongada ao ruído é prejudicial e lembra que é comum verificar, após o Carnaval, um aumento no número de pessoas que apresentam problemas auditivos, causados, principalmente, pelo barulho das caixas de som superpotentes dos trios elétricos.

A intensidade sonora de um trio elétrico chega a atingir até 120 decibéis, o que corresponde a um avião a jato decolando. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia, o ouvido humano suporta até 85 decibéis. “Um barulho acima desta intensidade é prejudicial à saúde”, ressalta Rossana.

A médica informa que a consequência deste ruído irá depender do tempo de exposição, da intensidade e da suscetibilidade de cada pessoa. Entre as possíveis lesões causadas estão o zumbido contínuo, irritabilidade, sensação de pressão no ouvido, tonteira e perda auditiva (reversível ou irreversível).

Por isso, ela dá algumas recomendações para quem quer curtir o carnaval de forma saudável. O ideal, orienta, é ficar mais afastado de caixas de som e fazer intervalos esporádicos de 10 a 15 minutos em lugares silenciosos. O cuidado deve ser maior para quem tem predisposição a problemas auditivos ou já apresenta alguma alteração na audição. Para essas pessoas, é importante usar um protetor auricular.

“Quem apresentar algum sintoma ou desconforto no ouvido após o carnaval, que persista por mais de três dias, deve procurar um médico”, orienta a especialista.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Anny Giacomin/ Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Alessandra Fornazier
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
alessandrafornazier@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard