06/06/2008 11h09 - Atualizado em 23/09/2015 13h20

Sesa alerta sobre número de casos no Dia Nacional de Luta contra as Queimaduras

Nesta sexta-feira (06) comemora-se em todo o Pais o Dia Nacional de Luta contra as Queimaduras. Um tipo de queimadura que merece destaque, principalmente neste mês, devido às festas juninas, é a causada por fogos de artifício.

Neste ano, 87 crianças foram internadas no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória. “Em crianças com até três anos de idade, o principal motivo destas internações foram escaldadura (chá quente, água quente, café quente) e, em crianças com idade entre cinco e sete anos, foram causadas por álcool”, explica a pediatra do HINSG, Maria Aparecida Ribeiro Cardoso.

Quanto ao uso de fogos de artifício por crianças e a aproximação de fogueiras, a pediatra é taxativa: “Isso não é brincadeira para criança”.

Em casos de queimaduras, a ferida deve ser lavada imediatamente com água fria, não deve ser utilizado nenhum tipo de pomada e o queimado deve ser levado imediatamente ao hospital. Se for criança, deve ser encaminhada para o Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória; se for adulto, para o Hospital Dório Silva, em Serra, ambos administrados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Dório Silva

No Espírito Santo, o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Dório Silva é especializado no atendimento intensivo de pacientes adultos vítimas de queimaduras. É o único da rede pública do Estado, o que o torna referência entre os capixabas. Além dele, existe apenas mais um, que é da rede privada.

No CTQ, aproximadamente 35 pessoas são atendidas por dia, sendo que 20 recebem tratamento e voltam para casa. Os casos mais comuns são queimaduras por álcool, eletricidade, óleo ou água quente.

Dicas para evitar queimaduras:

- Crianças devem ficar longe do fogão, de preferência fora da cozinha. Os pais devem ficar atentos às atividades dos filhos.
- Os cabos das panelas devem ser virados para a parte de dentro do fogão e, se for ferver ou fritar algum alimento, é preferível usar as bocas do fundo do fogão. Isso diminui o risco de a criança esbarrar nas panelas.
- As tomadas devem ser tapadas e os fios desencapados e os famosos “gatos” evitados, pois podem ser a causa de incêndios e curtos-circuitos.
- Materiais inflamáveis devem ser mantidos à distância das crianças ou, de preferência, evitados pelos pais. É preferível trocar o álcool líquido pelo mesmo produto em gel, pois este é menos inflamável.
- As crianças devem ser orientadas durante as brincadeiras. Soltar pipas perto de fios de alta tensão, além de causar queimaduras muito graves, pode levar a pessoa à morte. Os campos abertos e sem postes são os locais adequados para isso.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Jucilene Borges
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776
jucileneborges@saude.es.gov.br
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard