31/01/2008 16h43 - Atualizado em 23/09/2015 13h19

Sesa anuncia antecipação do repasse de recursos para hospitais filantrópicos

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) anunciou, na tarde desta quinta-feira (31), a antecipação do repasse mensal de recursos aos hospitais filantrópicos contratualizados. O benefício vai permitir que as instituições programem melhor suas despesas. A Sesa repassa anualmente R$ 112,3 milhões para os 17 hospitais contratualizados com o Estado.

O comunicado foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose, durante uma reunião que contou com a presença dos representantes dos hospitais filantrópicos, além da equipe gerencial da Sesa. A reunião foi realizada no auditório do Laboratório Central, na tarde desta quinta-feira (31).

Até o mês de janeiro de 2008 os recursos foram repassados pela Sesa aos hospitais sempre próximo ao dia 20 do mês subseqüente à produção. A partir de fevereiro as unidades vão receber a verba até o quinto dia útil do mesmo mês. Isso significa que, na prática, cada hospital vai receber o repasse com pelo menos 40 dias de antecedência. Inicialmente, a antecipação do repasse vai ser realizada por um período de seis meses. Após este prazo, a Sesa vai avaliar e experiência para decidir se mantém a antecipação.

“Os hospitais contratualizados vão poder gerenciar melhor seus gastos, adquirindo autonomia para realizar compras, aumentando o poder de barganha com os fornecedores, e na gestão de recursos humanos”, explicou Anselmo Tose.

Para a diretora do Hospital Evangélico de Vila Velha, Sirlene Motta de Carvalho, a antecipação do repasse representa um avanço na saúde pública do Espírito Santo. “Os hospitais filantrópicos vão poder gerir melhor os gastos, permitindo um planejamento mais preciso, pois agora vamos ter um cronograma de pagamento e, sem dúvida, isso vai refletir na melhoria ao atendimento à população”, afirmou.

Entenda a contratualização

A contratualização é um instrumento formal de regulação da atenção hospitalar, firmado entre a Sesa e 17 hospitais filantrópicos do Espírito Santo.

Com a contratualização, os hospitais têm a garantia de um recurso fixo mensal, mas para isso, precisam cumprir metas quantitativas e qualitativas estipuladas no chamado Plano Operativo, que é definido para cada hospital, a partir do contrato. Os indicadores de metas são específicos, ou seja, variam de acordo com a capacidade de produção, a especialidade e necessidades de cada hospital.

Alguns indicadores de qualidade/quantidade são: aumento de realização de procedimentos/exames (como tomografia), redução de mortalidade hospitalar, redução de infecção hospitalar, fortalecimento da humanização dos serviços, entre outros.

Confira a evolução do repasse de recursos aos hospitais filantrópicos com a contratualização

Medicamentos

Além de anunciar a antecipação do repasse dos recursos, o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose, convidou os hospitais filantrópicos do Espírito Santo a participarem do sistema de registro de preços, que está em fase de implantação, para a aquisição de medicamentos. Com o sistema, a Sesa, as prefeituras municipais e os hospitais vão poder realizar a compra de medicamentos de maneira mais prática, ágil e, principalmente, com preços inferiores.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha