18/02/2005 16h02 - Atualizado em 23/09/2015 09h32

Sesa anuncia cuidados para evitar a leptospirose

A chuva que atinge o Espírito Santo causou inundações em diferentes pontos do Estado. Com isso, surge a preocupação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com o aparecimento de doenças infecciosas, principalmente a leptospirose e as transmitidas por água e alimentos.

“O impacto das inundações na saúde vem depois das chuvas, que é quando aparecem as doenças. Por isso, já estamos nos preparando”, disse o coordenador estadual da Vigilância Ambiental, Luiz Cláudio Oliveira da Silva.

De acordo com o coordenador, um material educativo com informações sobre a leptospirose estará sendo entregue à população. “Uma equipe de técnicos da Sesa está envolvida nesse trabalho. Além disso, enviaremos protocolos de atendimento médico à Central de Vagas para que as unidades hospitalares também sejam orientadas”, contou.

Leptospirose

A leptospirose é uma doença infecciosa grave, causada por uma bactéria, Leptospira, eliminada principalmente pela urina dos ratos, que podem sobreviver em locais úmidos (mala, água, margens de córrego).

A transmissão se dá pelo contato com água ou lama contaminadas com urina de animais infectados e também pode ocorrer pela ingestão de alimentos, medicamentos e a água de beber contaminados.

Os surtos da doença costumam ocorrer quando as águas das chuvas ainda estão baixando ou quando as pessoas retornam às suas residências e procedem a limpeza das casas.

O período de incubação varia, em média, de 7 a 14 dias e os sintomas são variados, podendo ocorrer vômitos, dor de cabeça, calafrios, febre alta, fraqueza, dores musculares, principalmente na barriga da perna, coloração amarelada da pele, tosse, sangramentos na pele e insuficiência renal.

“É importante que, logo que surjam os sintomas, após o contato com águas de enchente ou esgoto, procurar a Unidade de Saúde mais próxima da residência”, alertou Luiz Cláudio.

Cuidados

Em tempos de enchentes, alguns cuidados são importantes:

• Lave chão, paredes, objetos caseiros e roupas atingidas pela enchente com sabão e água sanitária (1 copo de água sanitária para 1 balde de 20 litros de água);

• Todos os alimentos e remédios que foram molhados deverão ser jogados fora;

• Se a caixa d’água foi invadida, não use esta água antes da desinfecção do reservatório, usando a solução de 1 litro de água sanitária para cada 1000 litros de água.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua/Deyvison Longui
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard