08/12/2009 09h03 - Atualizado em 23/09/2015 13h26

Sesa apresenta benefícios do tratamento à base de plantas a profissionais da saúde pública

Nesta terça-feira (08), aproximadamente 110 profissionais da área de Saúde do Estado e de municípios capixabas se reúnem em um seminário que abordará o uso da fitoterapia – tratamento à base de plantas – no serviço de saúde pública. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e visa a divulgar aos participantes os benefícios desta terapia alternativa, ainda incipiente por aqui. O encontro, que teve início pela manhã, será realizado até as 17 horas, no Centro de Referência em Homeopatia, no CRE Metropolitano, em Cariacica.

De acordo com a referência da Sesa na área, Ana Rita Novaes, embora seja pouco conhecida pelos profissionais, a fitoterapia proporciona diversas vantagens. “É um remédio extremamente acessível. A própria população e os serviços de saúde podem cultivar. Além disso, os efeitos colaterais são menores e os custos são reduzidos, se comparados aos medicamentos tradicionais (industrializados, também chamados de alopáticos)”, explica.

Atualmente, o tratamento à base de plantas ainda não é utilizado em sua plenitude nos serviços de saúde pública em geral, por isso a Secretaria da Saúde tem o objetivo de estimular essa prática no Espírito Santo. “A fitoterapia não é uma especialidade, e sim uma área de conhecimento. Estamos fazendo o fomento para que os profissionais de saúde incorporem a fitoterapia como possibilidade terapêutica”, ressalta Ana Rita.

“Os médicos usam pouco a fitoterapia. Do ponto de vista da coletividade ela é muito pouco explorada. Mas já há mostras de experiências bem-sucedidas no setor público”, completa ela.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard