12/02/2009 13h44 - Atualizado em 23/09/2015 13h23

Sesa apresenta novo serviço de remoção nesta quinta (12)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apresentou um novo serviço de remoção de pacientes em ambulâncias que terá abrangência sobre todo o Espírito Santo. Para isso, a Sesa estima investir, nos próximos seis meses, R$ 7,6 milhões para garantir cerca de oito mil transferências intermunicipais de usuários que necessitem, sobretudo, de internação em leitos intensivos.

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi, nesta quinta-feira (12), durante solenidade que contou com presença da subsecretária de Saúde de Vitória, Rosane Mageste, da secretária de Saúde de Viana, Dayse Behning, do secretário-geral do Conselho Regional de Medicina (CRM), Dr. Severino Dantas Filho, do presidente da empresa fornecedora do serviço, Marcelo Mattar, além do subsecretário de Gestão Hospitalar da Sesa, Anselmo Dantas e de um dos gerentes do setor envolvido no projeto, Fábio Schaeffer.

A principal vantagem de ofertar um serviço desse porte é permitir a otimização da rotatividade de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), adquiridas pelo Estado em todas as regiões capixabas por meio Programa Mais Leitos de UTI que, apenas em hospitais filantrópicos, oferta 96 leitos intensivos: 51 de alta dependência de cuidados (ADC) e 45 de UTI. Até março serão inaugurados mais 10 leitos de UTI e 56 de ADC também nos filantrópicos.

“O serviço será usado fundamentalmente para o transporte inter-hospitalar, principalmente em remoções para leitos de UTI. Mas, também será garantido o atendimento de pacientes que precisem realizar algum exame de urgência. Com isso, vamos preencher a demanda de remoções que não era atendida no interior e abranger o Estado inteiro”, explicou Anselmo Tozi.

O estabelecimento de um fluxo de remoções com estas características é inédito no Estado e será realizado, inicialmente, por sete ambulâncias - de suporte básico e avançado, devidamente caracterizadas com a logomarca da Sesa. A mão-de-obra utilizada será local e composta por 42 médicos e 58 profissionais como enfermeiros, técnicos de enfermagem e servidores administrativos, totalizando cem novos postos de trabalho.

Anselmo Tozi ressaltou, ainda, que além de representar uma economia que ultrapassa os 20% sobre os gastos atuais, o novo serviço trará mais qualidade e agilidade ao atendimento do usuário capixaba, aspectos imprescindíveis para evitar agravamentos dos problemas de saúde. O serviço começa a valer a partir desta sexta-feira (13).

A Central de Regulação

Todas as solicitações de transferências para leitos serão reguladas pela Central de Regulação de Internação de Urgência (Criu) da Sesa que, indiretamente, também ficará responsável por regular o deslocamento de pacientes para a realização de exames. É papel da Central estabelecer o fluxo de todos os usuários internados na rede de saúde pública estadual.

Por mês, a Criu atende uma média de 1.500 solicitações de regulação e organiza a oferta de leitos de UTI adulto, pediátrica e neonatal e leitos de internação clínica, pediátrica, clínica especializada e semi-intensivos.

Basicamente, a Central de Regulação funciona da seguinte maneira: os hospitais e instituições de saúde, públicos, fazem o cadastro do doente no sistema estadual de regulação. Logo após, a Criu busca o tipo de leito solicitado e, por fim, o paciente é transferido e internado na unidade onde há vaga disponível.

Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Marcos Bonn