18/03/2008 09h00 - Atualizado em 23/09/2015 13h19

Sesa apresenta Plano Estadual de Saúde ao Conselho nesta terça (18)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realiza nesta terça-feira (18), às 14 horas, a apresentação do Plano Estadual de Saúde 2008 – 2011, no auditório do Ministério Público Estadual (MPE). A exposição será feita para a aprovação do Conselho Estadual de Saúde e contará com a participação de coordenadores e técnicos da Sesa.

O plano plurianual contém as ações que a Secretaria desenvolverá até 2011 e traça 12 diretrizes para os serviços de saúde do Espírito Santo nos próximos quatro anos. A meta é melhorar a qualidade do atendimento e da prestação de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de projetos e programas para beneficiar a população.

Segundo a chefe da Gerência Estratégica de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (GEPDI), Luiza Maria Alvarenga, o plano é uma expressão da política estadual de saúde. “É um instrumento de gestão com diretrizes e eixos e com as ações que vão ser desenvolvidas para a melhoria da situação da saúde em um cenário futuro”, explica.

Análise

O planejamento das diretrizes foi baseado na análise da situação, das intenções políticas e da expectativa da população. “Essas análises puderam ser feitas por meio dos resultados apresentados nas audiências públicas realizadas pelo Governo estadual em 2007”, conta Luiza.

As análises mostraram que a população, principalmente do interior do Estado, solicita a descentralização e novos serviços de saúde. “A população pede isso para que não precise se deslocar para a Grande Vitória para atendimentos especializados. E a Sesa já está investindo nisso”, ressalta ela.

Com a aprovação do plano, a Sesa passará a desenvolver o Plano Anual de Saúde, que contém as ações detalhadas, as metas e os recursos financeiros para 2008. “Esse é um plano operativo e também será apresentado para aprovação do Conselho em breve”, finaliza.

Confira as 12 diretrizes do plano:

- Fortalecimento da Atenção Primária;

- Redução da mortalidade materna;

- Redução da mortalidade infantil/neonatal;

- Redução das complicações das doenças crônicas;

- Implantação das redes regionais de serviços de saúde;

- Descentralização administrativa e de serviços/municipalização;

- Fortalecimento Regional;

- Novas alternativas de gestão: hospitalar e outros serviços;

- Melhoria do atendimento à população;

- Mobilização intersetorial para enfrentamento da violência doméstica e no trânsito;

- Implementação da macro função Regulação;

- Fortalecimento do Controle Social no Sistema Estadual de Saúde.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha