12/02/2008 07h02 - Atualizado em 23/09/2015 13h19

Sesa apresenta Projeto de Expansão e Fortalecimento da APS

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), por meio do Escritório de Projetos (Casa Rosada), apresenta nesta terça-feira (12) o Projeto de Expansão e Fortalecimento da Atenção Primária em Saúde (APS). O evento acontece no auditório do Departamento de Imprensa Oficial (DIO) em dois turnos: de 9 às 12 horas e de 14 às 17 horas.

Foram convidados aproximadamente 50 servidores da Sesa que tenham alguma ligação com a APS ou que podem contribuir com o projeto. Durante o evento serão apresentadas as seis etapas de expansão do plano, que vão desde a construção de Núcleos Estratégicos da Saúde da Família (NESFS) até a capacitação de profissionais da atenção primária.

O objetivo do evento é mostrar aos diversos setores relacionados ao assunto a importância do projeto para que eles entendam porque o Governo Estadual está dando prioridade a ele. A expansão atinge 74 dos 78 municípios do Espírito Santo, ou seja, todos os que possuem Programa de Saúde da Família (PSF).

O Projeto de Expansão e Fortalecimento da APS visa a melhorar o acesso da população aos serviços de saúde básicos. Apesar de serem de responsabilidade dos municípios, a Sesa tem priorizado o trabalho de expansão, pois uma média de 85% dos problemas de saúde podem ser resolvidos com atenção primária. Atualmente existem 504 equipes de PSF no Estado.

Núcleos

Os Núcleos Estratégicos da Saúde da Família vão ampliar o acesso da população aos serviços de saúde dentro da sua própria comunidade e município, numa nova perspectiva de atendimento e de uma das estruturas mais modernas do Brasil no conceito de Atenção Primária.

A meta da Sesa é criar 76 Núcleos até 2010, aumentando a cobertura do PSF em todo o Espírito Santo. Para isso, será fundamental a contrapartida dos municípios, que além da construção e manutenção dos NESFS, terão que contratar novas equipes para os núcleos.

O primeiro grupo de NESFS vai contemplar os seguintes municípios: Afonso Cláudio, Baixo Guandu, Sooretama, Colatina, Ecoporanga, Domingos Martins, Cariacica (dois núcleos), Pinheiros e Ibatiba.

Eles terão o mesmo projeto arquitetônico e a mesma infra-estrutura, com consultórios médicos, odontológicos e de enfermagem; farmácia; sala de vacina; sala de reuniões; mini-auditório; e sala de acolhimento.

Cada núcleo terá 480m² e contará com duas equipes da Saúde da Família, beneficiando aproximadamente seis mil pessoas. Para cada núcleo, o Estado vai repassar R$ 423.053,81, num total de R$ 4.230.538.

Somente os municípios que têm baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), baixa cobertura do PSF e que tiveram menos investimento do Estado nos últimos anos vão receber o Núcleo. Os demais ganharão equipamentos e outros tipos de investimentos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Rovena Storch
rovenadamasceno@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard