12/02/2008 12h04 - Atualizado em 23/09/2015 13h19

Sesa apresenta Projeto de Expansão e Fortalecimento da APS

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), por meio do Escritório de Projetos (Casa Rosada), apresenta nesta terça-feira (12) o Projeto de Expansão e Fortalecimento da Atenção Primária em Saúde (APS). A primeira apresentação aconteceu nesta manhã, no auditório do Departamento de Imprensa Oficial (DIO). Uma segunda exposição acontece esta tarde, das 14 às 17 horas, no mesmo local.

Foram convidados servidores da Sesa que tenham alguma ligação com a APS ou que podem contribuir com o projeto. No evento são apresentadas as seis etapas de expansão do plano, que vão desde a construção de Núcleos Estratégicos da Saúde da Família (NESFS) até a capacitação de profissionais da atenção primária.

O objetivo do evento é mostrar aos diversos setores relacionados ao assunto a importância do projeto para que eles entendam porque o Governo Estadual está dando prioridade a ele. A expansão atinge 74 dos 78 municípios do Espírito Santo, ou seja, todos os que possuem Programa de Saúde da Família (PSF).

O Projeto de Expansão e Fortalecimento da APS visa a melhorar o acesso da população aos serviços de saúde básicos. Apesar de serem de responsabilidade dos municípios, a Sesa tem priorizado o trabalho de expansão, pois uma média de 85% dos problemas de saúde podem ser resolvidos com a atenção primária.

Núcleos

Os Núcleos Estratégicos da Saúde da Família vão ampliar o acesso da população aos serviços de saúde dentro da sua própria comunidade e município, numa nova perspectiva de atendimento e de uma das estruturas mais modernas do Brasil no conceito de Atenção Primária.

A meta da Sesa é criar 76 Núcleos até 2010, aumentando a cobertura do PSF em todo o Espírito Santo. Para isso, será fundamental a contrapartida dos municípios, que além da construção e manutenção dos NESFS, terão que contratar novas equipes para os núcleos.

O primeiro grupo de NESFS vai contemplar os seguintes municípios: Afonso Cláudio, Baixo Guandu, Sooretama, Colatina, Ecoporanga, Domingos Martins, Cariacica (dois núcleos), Pinheiros e Ibatiba.

Eles terão o mesmo projeto arquitetônico e a mesma infra-estrutura, com consultórios médicos, odontológicos e de enfermagem; farmácia; sala de vacina; sala de reuniões; mini-auditório; e sala de acolhimento.

Cada núcleo terá 512m² e contará com duas equipes da Saúde da Família, beneficiando aproximadamente seis mil pessoas. Para cada núcleo, o Estado vai repassar R$ 423.053,81, num total de R$ 4.230.538.

Somente os municípios que têm baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), baixa cobertura do PSF e que tiveram menos investimento do Estado nos últimos anos vão receber o Núcleo. Os demais ganharão equipamentos e outros tipos de investimentos.

Pronto-Atendimento

O projeto inclui também o repasse de verbas para a construção de três novos Prontos-Atendimentos (PAs). Os locais foram escolhidos com base em vários critérios, entre eles, a baixa cobertura do PSF, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a linha de expansão do Samu 192 e as condições socioeconômicas.

Os PAs serão construídos nos municípios de Anchieta (microrregional), Sooretama (microrregional) e Cariacica (municipal) e vão garantir apoio para os trabalhos do PSF, além de serem referência para o serviço Samu-192.

O PA de Sooretama vai abranger os municípios de Sooretama, Linhares, Vila Valério, Rio Bananal e Jaguaré. Já o de Anchieta, atenderá: Anchieta, Guarapari, Alfredo Chaves, Piúma, Marataízes e Itapemirim.

Cada PA terá área mínima de 1.250m² e deve atender uma população mínima de 150 mil pessoas. O investimento em cada pronto-atendimento será de cerca de R$ 1.750.000,00, num total de R$ 5.250.000,00.

Além das unidades de saúde, o projeto vai capacitar 100% dos profissionais que trabalham com PSF. Também serão fornecidos Kits Saúde da Família, com 47 itens diferentes, para todas as equipes. São geladeiras para vacinas, colares cervicais, televisores, DVDs, computadores prontos para Internet e cobertores aluminizados, entre outros.

Saúde da Família

Atualmente existem 504 equipes de PSF no Estado. O programa começou a ser implantado no Estado em 1997 e é uma estratégia de reorganização do modelo assistencial com equipes multiprofissionais em unidades de saúde. O foco principal do PSF é a promoção na saúde e a prevenção de doenças. Com o Projeto de Expansão e Fortalecimento da APS, a cobertura da Saúde da Família vai passar de 47% para 70% até 2010.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha