02/09/2008 05h05 - Atualizado em 23/09/2015 13h21

Sesa atinge 98,8% de cobertura dos medicamentos excepcionais

Na última semana de agosto, a Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgou o índice de cobertura em medicamentos excepcionais oferecidos pelo Estado. Segundo o gerente Silvio Machado, o índice de cobertura tem se mantido acima da meta estipulada pela Assistência Farmacêutica, que é de 97% em 2008.

Nas farmácias dos Centros Regionais de Especialidades (CRE) Metropolitano e de Vila Velha, a cobertura está em 100%; em Colatina, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim, está em 98%; o que totaliza uma cobertura média de 98,8%.

Atualmente existem 40 mil pacientes atendidos pelo Programa de Medicamentos Excepcionais da Sesa em todo o Espírito Santo, que disponibiliza 179 remédios diferentes para tratamento de doenças raras e de alto custo, entre outras, osteoporose, hepatite C, artrite reumatóide, esquizofrenia refratária, asma grave e hipertensão pulmonar.

Em 2007, foram realizados 245 mil atendimentos e o Governo do Estado liberou R$ 70 milhões para garantir esse serviço - que contou com um nível de cobertura em medicamentos acima de 94% durante todo o ano de 2007.

A meta para 2008 é garantir 280 mil atendimentos que vão demandar recursos da ordem de R$ 80 milhões. Com um índice de cobertura em 97%, se considerado o gasto por habitante, o Espírito Santo é o Estado que mais investe na área de assistência farmacêutica em todo o País.

O Governo do Estado criou um incentivo para a estruturação do conceito de Farmácia Cidadã em todos os municípios capixabas para a disponibilização de medicamentos básicos à população. São repassados às prefeituras R$ 20 mil por projeto implantado, com um investimento total de R$ 1,55 milhão até 2011.

Novidade

Segundo Silvio Machado, o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) vai passar a receber, regularmente, a planilha de cobertura de medicamentos excepcionais oferecidos pelo Estado. "Nós tomamos a iniciativa de enviar esse relatório com o objetivo de informar e dar maior transparência dos serviços prestados a população. Periodicamente, o MPES poderá acompanhar o andamento da oferta de medicamentos de alto custo para os capixabas".

Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d Ávila/Syria Luppi
Texto: Syria Luppi