14/03/2008 12h54 - Atualizado em 23/09/2015 13h19

Sesa aumenta cota de exames realizados em pacientes com HIV/Aids

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aumentará, neste ano, as cotas de dois tipos de exames realizados em pessoas com HIV/Aids. O incremento se deve a uma portaria ministerial publicada no ano passado. Esse e outros assuntos estão em debate durante a reunião da Câmara Técnica Estadual em DST/Aids, que teve início às 13h30 desta sexta-feira (14).

O encontro, que se estenderá durante esta tarde, é realizado no auditório do Departamento de Imprensa Oficial (DIO), em Bento Ferreira, Vitória, e é direcionado a todos os profissionais envolvidos no controle da doença no Estado, às pessoas que convivem com a enfermidade e à sociedade civil.

Os dois exames citados são o CD4, que serve para verificar a imunidade de pacientes com Aids, e o de carga viral. A nova cota possibilitará que o Laboratório Central (Lacen) e o Núcleo de Doenças Infeccionas (NDI) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) possam realizar até 2 mil desses procedimentos, ou mil de cada tipo de teste por mês.

De acordo com a coordenadora estadual do Programa de DST/Aids, Sandra Fagundes, esse aumento permitirá que a assistência às pessoas com a enfermidade seja maior. Ela espera que, em breve, a quantidade desses exames realizados pelo Estado cresça ainda mais.

Além disso, a coordenação estadual anuncia a compra, para o primeiro semestre deste ano, de mais cem frascos de Polimetil metacrilato, um medicamento aplicado no rosto de pessoas com Aids que, em decorrência do uso do coquetel anti-HIV, acabam desenvolvendo lipodistrofia ou perda da gordura facial.

No ano passado, a Sesa distribuiu 200 desses itens aos dois centros de referência de tratamento da doença: o Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam) e a Santa Casa de Misericórdia. A intenção é repetir a ação em 2008.

As Câmaras Técnicas Estaduais em DST/Aids são realizadas mensalmente e nelas são discutidas a política de saúde pública que envolve o HIV/Aids, a prevenção, o tratamento e os medicamentos, bem como o planejamento das ações previstas para o ano em questão.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha