27/08/2013 07h27 - Atualizado em 23/09/2015 13h38

Sesa avalia com municípios avanços do Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial

Implantado em outubro do ano passado para proporcionar o gerenciamento via web da rede de laboratórios de saúde pública do Estado, desde a solicitação até o laudo de exames, o Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) do Laboratório Central da Secretaria de Estado da Saúde (Lacen) tem se mostrado uma importante ferramenta de monitoramento das vigilâncias epidemiológica e sanitária sobre as doenças de notificação compulsória. Atualmente 82% das amostras enviadas pelos 78 municípios capixabas ao Lacen estão cadastradas no sistema. Os resultados são disponibilizados online, facilitando o acesso até o médico e ao paciente.

Desenvolvido pelo Departamento de Informática do SUS (Datasus) do Ministério da Saúde, o GAL é um sistema gratuito já implantado com sucesso em outros estados e permite que se conheça, em tempo real, o resultado de exames, que antes poderia levar dias. Para avaliar os resultados alcançados desde sua implantação no ES e identificar e corrigir eventuais dificuldades que alguns municípios possam ter, a Sesa vem promovendo uma série de reuniões, por região, com os 78 municípios.

Nesta terça-feira (27), a reunião, no auditório do Lacen, envolve servidores de unidades de saúde e de laboratórios públicos e privados que prestam serviço para o Sistema Único de Saúde (SUS) em 18 municípios da Região Central do Estado. Na próxima quinta (29), será com representantes de 14 cidades do Norte do ES. Municípios da Grande Vitória, Região Serrana e do Sul do Estado já passaram por essa etapa na semana passada.

Segundo o diretor-geral do Lacen, Luiz Carlos Valli, essa oficina de avaliação é importante para troca de experiências e para detectar e corrigir eventuais falhas, mas já adianta que o sistema trouxe avanços importantes para o controle dos exames – desde a solicitação na unidade de saúde de origem até a emissão do resultado, permitindo que cada referência técnica estadual e municipal de agravos notificáveis possa acompanhar em tempo real o andamento das análises, checar o resultado e aprofundar a investigação dos casos.

O sistema abrange as áreas de biologia médica, ambiental e de controle. Seu gerenciamento permite o processo de trabalho desenvolvido pelos laboratórios contando com todas as etapas: cadastro, triagem, geração de mapas de trabalhos; entrada de resultados; liberação dos resultados; além de confirmar os diagnósticos das doenças de notificação compulsória.

Lacen
O Lacen é um centro de referência estadual de conhecimento técnico em diagnósticos laboratoriais nas áreas de Vigilância Ambiental, Epidemiológica e Sanitária.

Entre as atribuições mais demandadas ao Laboratório Central está a realização de análises laboratoriais, que são divididas em Biologia Médica e de Produtos.

Na área de Biologia Médica, estão os exames de doenças de notificação compulsória (aquelas obrigadas a serem registradas), como Aids, tuberculose e dengue e análises de enfermidades que tenham o interesse da saúde pública.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Angela Siqueira
Texto: Maria Angela Siqueira
mariaperini@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard