29/02/2008 14h25 - Atualizado em 23/09/2015 13h19

Sesa capacita agentes de combate à dengue a partir desta segunda (03) em Alto Rio Novo

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Superintendência Regional de Colatina, realiza a partir desta segunda (03), até quarta-feira (05), um Curso de Atualização nos Trabalhos de Combate e Controle ao vetor transmissor da dengue. As ações serão realizadas em Alto Rio Novo, localizado entre Pancas e Mantenópolis. Nos três municípios o número de notificações da doença tem sido alto: 275 no total até esta semana.

O verão é a época mais propícia para a reprodução do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. Segundo a chefe do Núcleo de Vigilância em Saúde da Regional de Colatina, Kesia Caliari, “o objetivo do curso é capacitar os agentes para que eles tenham condição de desenvolver ações de combate e controle ao vetor durante todo o ano, evitando a ocorrência de número elevados de casos da doença”.

Essas atividades são realizadas freqüentemente, por meio de ciclos de trabalhos. Ao todo, nove técnicos de Alto Rio Novo e São Roque do Canaã serão capacitados. Em janeiro, a Regional de Colatina participou do mesmo trabalho em Mantenópolis, onde a quantidade de casos suspeitos da enfermidade se mostra em desacordo com os indicadores epidemiológicos registrados ano passado.

As aulas

O curso será realizado no Centro de Referência à Assistência Social (CRAS), das 8 às 17 horas, e consistirá em aulas práticas e teóricas. A capacitação será ministrada por Altemar Rodrigues Marques, que fará diversas abordagens sobre a dengue, tais como os aspectos clínicos, o mapeamento dos focos, a identificação de depósitos predominantes e as orientações ao controle e combate do vetor.

Durante as aulas práticas, os agentes irão a campo, orientados pelos técnicos estaduais, a fim de aperfeiçoarem as atividades a serem executadas. Há um cuidado especial com a abordagem feita nas casas. “Elas são feitas com muita educação e somos, na maioria das vezes, muito bem recebidos”, esclarece Kesia Caliari.

Para ela, além dos trabalhos executados pelas esferas municipais, estaduais e federal de Governo, é importante que haja mobilização das pessoas, pois a maioria dos focos da doença está nas residências, em vasos de planta, recipientes de alimentação de animais domésticos, caixas d’água e em entulhos. “Sem a participação da população, não há êxito”, conclui Kesia.

O curso será realizado com a ajuda do Núcleo de Vigilância Ambiental da Superintendência Regional de Vitória.

Saiba como se proteger da dengue:

Lixo:

- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios;

- Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes latas, copos, garrafas vazias etc.;

- Mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana.

Plantas e jardins:

- Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta;

- Se você não colocou areia e acumulou água no pratinho de planta, lave-o com escova, água e sabão. Faça isso uma vez por semana;

- Se você tiver vasos de plantas aquáticas, troque a água e lave o vaso principalmente por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana.

Caixas d’água, calhas e lajes:

- Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje;

- Remova folha, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;

- Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada;

Tonéis e depósitos de água:

- Mantenha bem tampado tonéis e barris d’água;

- Lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água;

- Lave principalmente por dentro com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa como jarras, garrafas, potes, baldes.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha