25/04/2013 07h10 - Atualizado em 23/09/2015 13h37

Sesa capacita equipes da Serra e Vila Velha em saúde do trabalhador

Na semana em que se comemora o Dia Mundial para a Saúde do Trabalhador, celebrado no dia 28 de abril, a Secretaria de Estado da Saúde realiza capacitação de servidores do município da Serra e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Vila Velha. O objetivo é fortalecer, no âmbito municipal, as ações que visam promover a saúde do trabalhador.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Rivana Fernandes, o curso, iniciado no último dia 23, segue até a próxima terça-feira (30), na sede do Cerest Estadual de Jardim América, Cariacica, ao lado do CRE Metropolitano, capacitando equipes da saúde da Serra e Vila Velha para ação nas suas regiões de abrangência.

Ela explica que o Cerest é um serviço especializado nas ações de promoção, prevenção, vigilância, diagnóstico, tratamento e reabilitação em saúde dos trabalhadores submetidos a riscos e agravos relacionados às condições de trabalho. Há cinco deles no Estado, dois de gestão estadual (um em São Mateus e um em Cariacica) e três regionais: localizados em Vila Velha, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim.

A unidade de Vila Velha, que tem gestão municipal e foi recém-habilitada pelo Ministério da Saúde, é referência para os municípios de Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Fundão, Santa Maria de Jetibá, Serra, Santa Teresa, Afonso Cláudio, Brejetuba, Ibatiba, Conceição do Castelo, Venda Nova, Domingos Martins, Marechal Floriano, Alfredo Chaves, Anchieta, Piúma, Guarapari e Vila Velha.

Já a Prefeitura da Serra mostrou interesse em implementar ações voltadas para a saúde do trabalhador no município e está participando da capacitação junto com o Cerest de Vila Velha, que é de sua abrangência.

No Cerest, os pacientes são acompanhados por equipe multidisciplinar que envolve: médico do trabalho, psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, massoterapeuta e enfermeiro do trabalho.

Além do atendimento individual, também são feitos trabalhos em grupos, ações de vigilância nos ambientes de trabalho visando orientar quanto aos riscos a que os trabalhadores possam estar expostos, palestras para empresas, análise dos acidentes de trabalho, sindicatos e, especialmente capacitações para toda a rede de saúde do SUS, considerando que a Saúde do trabalhador também é responsabilidade do Sistema Único de Saúde.

Para a coordenadora do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Sesa, é importante o fortalecimento desses serviços porque promovem a assistência integral aos trabalhadores com problemas de saúde relacionados ao trabalho, principalmente ao realizar as ações de vigilância e a disseminação de uma concepção que considere o trabalho como fator de saúde.

O Cerest funciona no Espírito Santo desde 1996, de acordo com a Constituição de 1988, que prevê o atendimento de trabalhadores com doenças ocupacionais e acidente de trabalho no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Angela Siqueira
Texto: Maria Angela Siqueira
mariaperini@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard