02/05/2007 12h54 - Atualizado em 23/09/2015 09h44

Sesa capacita médicos para atendimento a pacientes com DST/Aids no interior do Estado

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenação Estadual de DST/Aids e do Programa Estadual de Atenção Primária, realiza nos dias 10 e 11 deste mês um curso de capacitação sobre o “Manejo Clínico em HIV/Aids e outras DSTs para Médicos de Unidade Básica de Saúde e da Média Complexidade do SUS no Espírito Santo”.

O evento vai acontecer no Hotel Paradise, em Vitória, com 16 horas de duração. Cerca de 40 médicos participarão deste primeiro treinamento, envolvendo todas as microrregiões. O objetivo é reciclar os médicos que atendem em Unidades de Saúde e que devem estar preparados para o atendimento inicial.

O portador do vírus necessita de atendimento no seu dia-a-dia para evitar o risco de morte, o que poderá ser realizado no município onde reside. Por isso, a necessidade de capacitação dos médicos da Atenção Primária em HIV/Aids.

Quando uma pessoa portadora do HIV/Aids procura uma Unidade de Saúde com alguma intercorrência o médico precisa ter capacidade de avaliar e cuidar do paciente e depois encaminhá-lo para continuar o tratamento no Serviço Especializado de Aids (SAE). No Estado são 19 SAEs estruturados para atendimento aos pacientes em cada município pólo das microrregiões: Norte, Noroeste, Sul e Região Central. Os SAEs são distribuídos estrategicamente para que o paciente possa ser atendido próximo de sua casa.

No Espírito Santo, existem hoje 5.529 pacientes, notificados, com HIV/Aids. A faixa etária mais atingida é de 20 a 49 anos com 82,2% das notificações.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Lorena Fraga
lorenafraga@saude.es.gov.br
Tels: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard