12/11/2007 11h55 - Atualizado em 23/09/2015 13h18

Sesa capacita municípios para monitorar doenças diarréicas nesta segunda (12)

O Programa Estadual de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar/Monitorização de Doenças Diarréicas Agudas (DTHA/MDDA) realiza nesta segunda (12) e terça-feira (13) uma capacitação sobre monitoramento de doenças diarréicas transmitidas por água e alimentos. Aproximadamente 80 pessoas, entre técnicos municipais e regionais de Saúde, devem participar do treinamento, que acontece no Auditório 1 da Assembléia Legislativa.

O objetivo é sensibilizar os municípios sobre a importância de monitorar as diarréias agudas ligadas a doenças transmitidas pela água e pela alimentação, como febre tifóide, hepatite A, rotavírus, botulismo, cólera, verminoses e outras.

Os participantes do evento poderão conferir palestras com representantes de programas de Monitorização de Doenças Diarréicas Agudas das prefeituras de Vitória e da Serra e de vários setores da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). A programação será das 8 horas às 17 horas.

Doença

A doença diarréica aguda é reconhecida como importante causa de morbimortalidade no Brasil e constitui um problema de saúde pública. Muitas pessoas adoecem e morrem de diarréia principalmente na Região Nordeste do País, onde ela é a principal causa de morte em menores de um ano. A diarréia também contribui para os altos níveis de desnutrição nesta faixa etária, pela perda freqüente de substâncias necessárias ao crescimento e desenvolvimento.

No nível local, a monitoração das doenças diarréicas agudas é importante para atuar em situações de surtos e manter ações de educação em saúde com o propósito de reduzir a incidência e a letalidade.

Esse trabalho de investigação epidemiológica depende, e muito, da participação dos municípios, seja no registro preciso das doenças, no repasse de informações para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e nos trabalhos de educação e investigação.

Informações sobre a capacitação podem ser obtidas pelos telefones (27) 3137-2311 e (27) 3137-2479 e pelo e-mail ambientaldtha@saude.es.gov.br.

Confira a programação:

12 de novembro

- 8 horas - Inscrição com entrega de material

- 9 horas - Monitorização de Doenças Diarréicas Agudas (MDDA)
Vigilância Epidemiológica das Doenças Diarréias Agudas - Guacira Mendes Lome, coordenadora municipal do Programa MDDA/DTHA de Vitória
Monitorização das Doenças Diarréicas Agudas - Marize Prata Pravato - Coordenadora Municipal do Programa MDDA/DTHA – Serra

- 12 horas - Intervalo para Almoço

- 13 horas - Lacen-ES - Coleta de Material Bromatológico em Surtos de DTHA
Ormi Francisca Dobrovosky, responsável pelo setor de Bromatologia, e Maria da Penha A. Herkenhoff de Sousa, responsável pelo setor de Microbiologia Médica

- 14 horas – SINAN - Mônica de Oliveira Pereira – Referência Técnica Estadual do SINAN

- 15 horas - Lanche

- 15h20 - Vigilância Sanitária e DTHA - Sonia Maria Mello de Menezes - Referência Técnica Estadual da VISA