13/06/2013 13h01 - Atualizado em 23/09/2015 13h37

Sesa capacita profissionais das Farmácias Cidadãs Estaduais neste sábado (15)

Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para identificar o nível de satisfação dos usuários das nove Farmácias Cidadãs Estaduais revelou que o atendimento é considerado bom, mas apontou também os pontos que precisam ser melhorados no atendimento à população. E é essa avaliação que será o foco da capacitação realizada neste sábado (15), das 08h30 às 13 horas, no auditório da Multivix (antiga Univix), em Goiabeiras, Vitória.

Participarão do evento cerca de 70 profissionais, entre médicos, farmacêuticos, nutricionistas e técnicos de nível médio que trabalham nas Farmácias Cidadãs Estaduais instaladas em Cariacica, Linhares, Venda Nova do Imigrante, Colatina, Nova Venécia, São Mateus e Serra.

“A capacitação funcionará como um espaço de autoavaliação, mas principalmente de planejamento visando à melhoria contínua do atendimento à população”, pontuou a gerente estadual da Assistência Farmacêutica, Maria José Sartório.

Ela destaca que a Sesa realiza um trabalho contínuo de capacitação de seus servidores e esta é mais uma etapa visando à melhoria da assistência ao usuário do serviço. Neste módulo serão abordados aspectos da gestão e apresentados os resultados dessa pesquisa independente realizada em parceria com o curso de mestrado em assistência farmacêutica da Universidade Vila Velha (UVV).

Fique por dentro

Remédios – As Farmácias Cidadãs Estaduais são garantia de apoio para pacientes que sofrem de doenças crônicas, que exigem tratamento prolongado e de alto custo como Mal de Alzheimer, hipertensão pulmonar, hepatites B e C, entre outras. Ao todo, são 229 medicamentos disponibilizados. Já para ter acesso a medicamentos básicos, fornecidos pelos municípios, a pessoa deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima à sua residência.

Referência – O setor de Assistência Farmacêutica do Estado é considerado referência nacional, hoje com 98% de índice de abastecimento de remédios. Nos últimos 10 anos, houve um aumento de 500% no volume de atendimento, que saltou de 69 mil registrados em 2002 para 413.631, em 2012.

Conceito – As nove unidades existentes (Cariacica, Linhares, Venda Nova do Imigrante, Colatina, Nova Venécia, São Mateus e Serra) representam um conceito moderno em farmácia pública, com maior disponibilidade de medicamentos, ambiente climatizado, atendimento farmacêutico especializado, informatização e desburocratização. Os serviços estão cada vez mais descentralizados, facilitando o acesso à população.

Gasto – Por ano, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) gasta mais de R$ 100 milhões para fornecer medicamentos especializados – diferentes daqueles fornecidos pelos municípios que são para atenção básica.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Angela Siqueira
Texto: Maria Angela Siqueira
mariaperini@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard