10/01/2014 13h10 - Atualizado em 23/09/2015 13h39

Sesa capacita psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros para atender vítimas das chuvas no ES

Para qualificar ainda mais o atendimento às vítimas das enchentes no Estado, principalmente aqueles que ficaram desalojados e desabrigados em função das últimas chuvas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está realizando oficinas para capacitar psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros que atuam nos serviços públicos de saúde e de ação social e nos programas de Saúde Mental dos municípios. O objetivo é ter profissionais preparados para atuar em situação de emergência e desastres.

Na tarde desta sexta-feira (10), até às 17h30, estão sendo capacitados profissionais da Grande Vitória, no auditório da Sesa, na Enseada do Suá. A organização tem apoio do Conselho Regional de Psicologia. O secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino, participou da abertura da atualização.

“O processo de reconstrução não é fácil. Há pessoas no Estado que perderam tudo, perderam casa, o comércio, sua lavoura, seu meio de sobrevivência ou um ente querido. O governador Casagrande tem sido incansável no esforço de reconstruir e dar conforto às famílias atingidas pelas enchentes. E é disso que se trata essa capacitação: cuidar das pessoas em seu sofrimento e ajudá-las a se refazer e retomar seu cotidiano”, ressaltou o secretário.

As oficinas são direcionadas, inicialmente, para as regiões mais atingidas. A primeira rodada aconteceu em Colatina, na última segunda-feira (06), e em Itaguaçu, na quarta (08). Na próxima segunda-feira (13), a oportunidade de atualização atingirá profissionais de Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina. O curso será das 13 às 17 horas, no auditório da Casa da Cultura, em Santa Teresa.

“As Oficinas de Atenção Psicossocial em Emergências e Desastres visam preparar minimamente os profissionais que vão acompanhar as vítimas das enchentes no Estado no que tange à redução de danos à saúde mental das comunidades atingidas e à intervenção imediata aos casos mais graves identificados neste processo. Busca também fortalecer as práticas intersetoriais preconizadas pelas políticas do Sistema Único de Saúde e de Assistência Social”, informou a referência técnica da Sesa em Saúde Mental Fernanda Tassis.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Kárita Iana/Marcos Bonn/Maria Ângela Siqueira
Texto: Maria Angela Siqueira
mariaperini@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/99969-8271/99943-2776/99983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard