05/11/2007 09h43 - Atualizado em 23/09/2015 13h18

Sesa capacita técnicos municipais e regionais para manutenção da qualidade da água

O Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para o Consumo Humano (Vigiagua), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), vai capacitar aproximadamente 82 técnicos municipais e regionais a fim de melhorar o tratamento da água no Estado. A primeira turma inicia o treinamento na primeira quinzena de novembro. O treinamento acontecerá no prédio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Vitória.

A capacitação dos profissionais se deve a uma nova versão do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), que foi implantado para atualizar dados com mais eficiência e agilizar a apuração da qualidade da água.

De acordo com a coordenadora estadual do Vigiagua, Virgínia Venturim Silva, o treinamento vai permitir a capacitação dos funcionários da saúde, "é importante que sejam implantadas ações que possam melhorar as condições sanitárias da água para evitar a disseminação de doenças", ressalta.

Os técnicos de cada município são responsáveis por fazer a coleta da água fornecida pelo sistema de abastecimento da região e enviar para o Laboratório Central (Lacen), onde é feita a análise do líquido. A quantidade de amostra varia de acordo com a localidade e são avaliados aspectos que levam em consideração o nível de cloro, a turbidez (relativo à transparência do líquido) e os coliformes totais.

Se a água não for tratada, ela pode ser fonte de doenças. As mais comuns são: febre tifóide, hepatite A, cólera e verminoses. No entanto, há uma preocupação em vigiar o teor de contaminação química do líquido, que muitas vezes contém agrotóxicos.

Vigiagua

O Vigiagua caracteriza-se como um conjunto de ações adotadas continuamente pelas autoridades de Saúde Pública para verificar se a água consumida pela população atende à legislação vigente. O sistema foi implantado no Espírito Santo em 2000 e atualmente abrange os 78 municípios capixabas.

O Programa avalia os riscos que os sistemas e as soluções alternativas de abastecimento de água – tais como poços artesianos e comuns (de quintal) – representam para a saúde humana. Moradores que não recebem água encanada devem cadastrar suas residências para que os profissionais possam orientá-los sobre os cuidados.

Sisagua

O Sistema de Informação da Qualidade da Água para Consumo Humano tem como objetivo geral coletar, transmitir e disseminar dados gerados rotineiramente (pelo Programa Vigiagua), de forma a produzir informações necessárias à prática da vigilância da qualidade da água para consumo humano por parte das secretarias municipais e estaduais de Saúde, em cumprimento à Portaria do Ministério da Saúde (MS) nº. 518/2004. Assim que os coletados, os dados são transferidos para o computador, onde integram o Sisagua, e ficam à disposição dos técnicos do MS. As informações colhidas servem como referência de consulta para o Vigiagua.

Informações:
Coordenação de Vigilância Ambiental