14/05/2010 13h07 - Atualizado em 23/09/2015 13h27

Sesa capacita triadores para atuar no acolhimento com classificação de risco

Nesta sexta-feira (14) e sábado (15), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promove a 3ª etapa da capacitação para triadores do Protocolo de Manchester. Estes profissionais serão responsáveis por classificar e acolher os pacientes que dão entrada nas instituições de saúde, sempre dando preferência aos casos mais graves. Nesta fase, o curso é voltado a alunos de Vitória e Serra e está sendo realizado no Centro Universitário Vila Velha, na Praia da Costa.

O Protocolo de Manchester é um conjunto de diretrizes reconhecido internacionalmente que prioriza o atendimento a pacientes de acordo com a gravidade de cada caso. Ou seja, o sistema busca organizar o fluxo de acesso aos serviços de saúde por meio da definição de prioridades, determinação do tempo de espera para o atendimento médico e definição do modelo de observação, de acordo com a gravidade atribuída.

Por meio deste protocolo, cada pessoa que dá entrada num ponto de atenção à urgência é avaliada pelo triador, que o classifica em uma cor. A vermelha significa emergência absoluta, com risco imediato de perder a vida; a alaranjada, muito urgente, e risco imediato de perda de função de órgãos ou membros; a amarela, urgente, ou condição que pode se agravar sem atendimento; a verde, pouco urgente, com atendimento prioritário em unidades de saúde; e a azul, não urgente, com agendamento nestas unidades.

Para implantar o Acolhimento com Classificação de Risco, a Secretaria de Estado da Saúde está investindo R$ 5,8 milhões anualmente. Este recurso abrange o treinamento de 222 profissionais que atuarão na rede hospitalar do Estado adotando esta nova metodologia. Nesta etapa, estão sendo capacitados 40 triadores de Vitória (que atuam na Sesa e em hospitais próprios) e 43 de Serra.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/ Fernanda Porcaro/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307/ 9969-8271/ 9943-2776/ 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard