10/03/2008 15h47 - Atualizado em 23/09/2015 13h19

Sesa conclui obras físicas da farmácia do CRE Metropolitano

As obras físicas de ampliação e readequação da farmácia do CRE Metropolitano, localizado em Cariacica, estão concluídas. A reestruturação, orçada em R$ 57 mil, faz parte da implantação da Farmácia Cidadã, um programa desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) que tem o objetivo de melhorar o atendimento farmacêutico dos usuários da rede estadual de saúde pública. A previsão é de que o atendimento no novo espaço comece em 90 dias.

Agora, a nova farmácia passa a ter uma recepção própria e setores de abertura de processo, entrega de formulário, fornecimento de medicamentos, Comissão de Farmacologia e Assistência (que analisa os processos), Assistência Social, Agência Municipal de Agendamento (AMA) e coordenação. Além disso, as salas de estoque e de arquivo foram ampliadas.

Com o término da ampliação física do local, que passou de 400 para 525 metros quadrados, começou a ser feita a parte de cabeamento lógico e sistema elétrico. Com isso, toda a farmácia será informatizada. Técnicos já estão sendo treinados para usar o sistema informatizado.

Segundo Silvio Machado, gerente de Assistência Farmacêutica da Sesa, a informatização vai permitir maior agilidade no atendimento, melhor controle do estoque e redução da burocracia. “Isso vai permitir que os farmacêuticos possam ter mais tempo para dar orientações e atenção ao paciente”, explica.

O novo sistema também vai permitir que as informações sejam disponibilizadas via Internet para os pacientes. Uma central de teleatendimento também está sendo instalada, com o objetivo de orientar os pacientes sobre disponibilidade de medicamentos em estoque, dúvidas sobre remédios, entre outros.

O uso da informática também permitirá que pessoas idosas marquem dia e hora para o atendimento. “Isso só é possível por causa da informatização. Além disso, os usuários poderão receber avisos por meio de torpedos”, ressalta Silvio Machado.

As farmácias dos CREs de Colatina e Cachoeiro de Itapemirim também serão reformadas e ampliadas ainda neste ano. Além dessas, outras três farmácias, em Venda Nova do Imigrante, Santa Teresa e Linhares, serão construídas em parceria com as prefeituras locais.

Já para 2009 está prevista a adequação das farmácias dos CREs de São Mateus e de Vila Velha, além da construção de um local para dispensação farmacêutica em Guaçuí e Nova Venécia, também em parceria com os municípios. A escolha dos municípios levou em consideração a localização e a cobertura geográfica, já que haverá pelo menos um local de fornecimento de medicamentos em todas as microrregiões do Espírito Santo.

De acordo com o gerente de Assistência Farmacêutica da Sesa, Silvio Machado, a Farmácia Cidadã representará um novo conceito de farmácia e terá a finalidade de melhorar a qualidade do atendimento aos usuários do SUS. “O objetivo principal será facilitar e qualificar o acesso aos medicamentos excepcionais, inclusive para os moradores do interior do Estado”, explica ele.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha