04/04/2007 11h38 - Atualizado em 23/09/2015 09h44

Sesa conclui oficinas do Pacto pela Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenação do Núcleo de Normalização e das equipes de Atenção Primaria à Saúde e da Gerência de Estratégia de Vigilância em Sáude, conclui nesta quarta-feira (04) a série de oficinas nas oito microrregiões do Estado, realizadas durante o mês de março e início de abril.

Nos encontros foram discutidos e avaliados o Pacto pela Saúde 2006, com debates sobre os indicadores pactuados e alcançados no último ano, como a taxa de casos de tuberculose e de hanseníase, visitas domiciliares, cobertura vacinal, entre outros. Os indicadores são definidos de acordo com a realidade de cada região e discutidos diretamente com os municípios.

O Pacto pela Saúde é uma ação da Política Nacional do Ministério da Saúde em conjunto com as secretarias estaduais e municipais. É um acordo, também chamado de pactuação, para o planejamento, execução, acompanhamento e avaliação das políticas públicas de saúde, com o objetivo de melhorar o desempenho dos serviços prestados e as condições de saúde das pessoas.

As metas nacionais dos indicadores do Pacto pela Saúde servem de referência para a definição das metas municipais e estaduais. O Estado, juntamente com o município, tem a possibilidade de eleger outros indicadores de importância sanitária para a região.

O último encontro foi realizado na microrregião de São Mateus – que abrange os municípios de São Mateus, Pinheiros, Ponto Belo, Mucurici, Boa Esperança, Pedro Canário, Montanha, Jaguaré e Conceição da Barra – e contou com a presença dos técnicos da Sesa, dos superintendentes regionais, além de secretários e técnicos municipais de saúde.

De acordo com a gerente de normalização da Sesa, Joana De Jaegher, “o Estado tem o papel de articulador com o município, além de controlar, avaliar e orientar todo o processo de pactuação”.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Daniele Bolonha