08/04/2008 14h12 - Atualizado em
23/09/2015 13h20
Sesa conclui primeiro ciclo de supervisão das farmácias do Estado nesta terça-feira (08)
A Gerência Estratégica de Assistência Farmacêutica (Geaf) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) conclui, nesta terça-feira (08), o primeiro ciclo de visitas realizadas pelo Serviço de Supervisão e Monitoramento Permanente. As duas farmacêuticas responsáveis, Patrícia Barcelos e Adagilsa Saade, vão vistoriar a farmácia do Centro Regional de Especialidade (CRE) Metropolitano, em Jardim América, Cariacica.
Elas já estiveram nos CREs de Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Colatina e Vila Velha, onde foi a última parada, na sexta-feira (04). O segundo ciclo de avaliações começa em abril, ainda sem data definida. As farmácias do Estado terão esse intervalo para atenderem às recomendações apontadas nos relatórios.
De acordo com Patrícia Barcelos, entre outros, três aspectos são analisados durante as visitas aos locais de fornecimento de remédios – a estrutura física, o processo de trabalho e os resultados – para os quais são distribuídas determinadas pontuações.
Segundo a farmacêutica, o Serviço de Supervisão é uma ferramenta por meio da qual é possível fazer um diagnóstico da situação das farmácias do Estado. “O produto das supervisões é um relatório”, conta Patrícia. Por meio deles, as coordenações das farmácias e as superintendências regionais ficam a par do que foi verificado.
O Serviço de Supervisão
Segundo o gerente de Assistência Farmacêutica do Estado, Silvio Machado, foram definidas metas a serem alcançadas por cada local de fornecimento de remédios que se relacionam à estrutura, ao processo de trabalho e aos resultados proporcionados aos usuários do serviço.
A partir daí, serão distribuídos pontos de acordo com o desempenho das farmácias e um ranque será elaborado para representar o local que tiver a melhor performance. O mais bem colocado receberá uma premiação (a ser definida).
Serão avaliados aspectos como o nível de cobertura farmacêutica, o número de atendimentos, o grau de satisfação dos usuários e o índice de perda de medicamentos. “A proposta é estimular uma concorrência positiva”, explica Machado.
“Esta idéia está inserida em uma lógica de estratégia de melhoria contínua e também está dentro da proposta da Farmácia Cidadã. É uma busca pela excelência da qualidade dos serviços ofertados aos usuários da farmácia. É uma técnica leve, de baixo custo e alto impacto”, conclui o gerente.
Os cinco locais que serão avaliados são as farmácias dos CREs Metropolitano, de Vila Velha, de Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e Colatina. Cada um deles será inspecionado uma vez a cada dois meses. As visitas foram distribuídas em ciclos. Um ciclo abrange cinco viagens.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
Elas já estiveram nos CREs de Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Colatina e Vila Velha, onde foi a última parada, na sexta-feira (04). O segundo ciclo de avaliações começa em abril, ainda sem data definida. As farmácias do Estado terão esse intervalo para atenderem às recomendações apontadas nos relatórios.
De acordo com Patrícia Barcelos, entre outros, três aspectos são analisados durante as visitas aos locais de fornecimento de remédios – a estrutura física, o processo de trabalho e os resultados – para os quais são distribuídas determinadas pontuações.
Segundo a farmacêutica, o Serviço de Supervisão é uma ferramenta por meio da qual é possível fazer um diagnóstico da situação das farmácias do Estado. “O produto das supervisões é um relatório”, conta Patrícia. Por meio deles, as coordenações das farmácias e as superintendências regionais ficam a par do que foi verificado.
O Serviço de Supervisão
Segundo o gerente de Assistência Farmacêutica do Estado, Silvio Machado, foram definidas metas a serem alcançadas por cada local de fornecimento de remédios que se relacionam à estrutura, ao processo de trabalho e aos resultados proporcionados aos usuários do serviço.
A partir daí, serão distribuídos pontos de acordo com o desempenho das farmácias e um ranque será elaborado para representar o local que tiver a melhor performance. O mais bem colocado receberá uma premiação (a ser definida).
Serão avaliados aspectos como o nível de cobertura farmacêutica, o número de atendimentos, o grau de satisfação dos usuários e o índice de perda de medicamentos. “A proposta é estimular uma concorrência positiva”, explica Machado.
“Esta idéia está inserida em uma lógica de estratégia de melhoria contínua e também está dentro da proposta da Farmácia Cidadã. É uma busca pela excelência da qualidade dos serviços ofertados aos usuários da farmácia. É uma técnica leve, de baixo custo e alto impacto”, conclui o gerente.
Os cinco locais que serão avaliados são as farmácias dos CREs Metropolitano, de Vila Velha, de Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e Colatina. Cada um deles será inspecionado uma vez a cada dois meses. As visitas foram distribuídas em ciclos. Um ciclo abrange cinco viagens.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
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