18/06/2009 15h29 - Atualizado em 23/09/2015 13h24

Sesa confirma dois primeiros casos de Influenza A (H1N1)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou, nesta quinta-feira (18), os primeiros dois casos de Influenza A (H1N1) no Espírito Santo. São dois homens. Um tem 29 anos, mora em Vila Velha, e voltou da Argentina no último dia 12. O outro, de 24 anos, reside em Vitória, retornou do Chile dia 15 deste mês.

“Apesar das confirmações, não há motivo para preocupação, pois eles já se encontram em isolamento domiciliar e passam bem. Além disso, adquiriram a doença fora do Brasil. Não há transmissão de pessoa para pessoa. Nem mesmo os familiares apresentaram sintomas da nova gripe”, afirma o secretário Estadual de Saúde, Anselmo Tozi.

O homem de 29 anos apresentou os primeiros sintomas, tosse e febre, no último dia 12 – mesmo dia em que chegou de viagem – a notificação para a Sesa ocorreu três dias depois, no dia 15. Ele continuará em isolamento domiciliar, assim como sua companheira, até o dia 20 de junho (sábado).

Já o homem de 24 anos começou a sentir febre, tosse e coriza, pela primeira vez no dia 14 deste mês. A Secretaria recebeu a notificação no dia 16. Ele e os outros três membros da família ficarão em isolamento domiciliar até o próximo dia 21 (domingo).

O isolamento domiciliar compreende o período de transmissibilidade da doença (sete dias). Após esse prazo as pessoas podem conviver normalmente na sociedade. Nos dois casos não houve necessidade de internação hospitalar porque não se enquadraram, de acordo com o Ministério da Saúde, aos seguintes fatores risco: menor que dois ou maior que 60 anos de idade; doença pulmonar ou cardíaca crônicas; insuficiência renal crônica, diabetes mellitus; hemoglobinopatias; gravidez e imunossupressão primária ou adquirida.

Segundo Tozi, os dois casos foram atendidos no Vitória Apart Hospital, unidade de referência para atender as suspeitas da Influenza A (H1N1) e os materiais biológicos coletados foram enviados para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. O laudo da Fiocruz retornou nesta quinta (18) confirmando os dois casos.

“Como medida de prevenção, a orientação é que seja feita a higienização de locais, onde a pessoa diagnosticada com a doença tenha contato, como mesas e maçanetas de porta com álcool a 70% (álcool de farmácia)”, completa Tozi.

A Sesa solicitará ainda que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) entre em contato com os passageiros que viajaram próximos aos dois homens, na volta para o Brasil.

Ainda nesta quinta-feira (18), a Sesa recebeu a notificação de mais dois suspeitos da nova gripe. Um dos casos é uma mulher de 22 anos, moradora de Vitória, que chegou de viagem ao Chile na última segunda-feira (15) apresentando os seguintes sintomas: febre, tosse e cefaléia.

O outro suspeito é uma mulher, de 28 anos, que também mora na Capital. Ela retornou da França no último dia 10 e começou a apresentar os sintomas – febre, coriza, cefaléia e tosse – na última segunda-feira (15)

Com estas notificações, são três os casos suspeitos no Espírito Santo. Além desses dois últimos, a Sesa divulgou nesta quarta-feira (17) a notificação de uma mulher de 22 anos, moradora de Vitória, que chegou de uma viagem à Argentina no último domingo (14). Ela começou a apresentar sintomas da nova gripe – febre, tosse, dor de cabeça e mialgia – nesta terça-feira (16).

A Sesa recebeu, até esta quinta-feira (18), 14 notificações de Influenza. Destes, dois foram confirmados, nove descartados por exame laboratorial, e três continuam em investigação.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Karlla Hoffmann
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard