19/08/2008 14h46 - Atualizado em 23/09/2015 13h21

Sesa confirma mais seis casos de infecção causada por micobactéria

Mais seis casos de infecção causada por micobactéria foram confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta terça-feira (19). As contaminações surgiram após procedimentos de correção da parede abdominal (abdominoplastia), de lipoaspiração e de implante de prótese mamária.

As cirurgias foram realizadas nos meses de abril, março, junho e julho na Clínica Kuster, em Vila Velha. Desde o dia 15 de julho, a Vigilância Sanitária suspendeu os procedimentos nesta instituição.

As novas confirmações são decorrentes do trabalho de busca ativa iniciado pelo estabelecimento assim que a primeira contaminação foi identificada. Até o momento, 12 confirmações foram registradas pela Sesa. O material biológico de outras 17 pessoas está em análise no Laboratório Central (Lacen).

Suspensão

A suspensão dos procedimentos de lipoaspiração e lipoenxertia no Espírito Santo foi publicada no Diário Oficial (DIO) no dia 08 de agosto. A medida foi tomada em comum acordo entre a Sesa, o Ministério Público Estadual (MPE), a Sociedade Brasileira dos Cirurgiões Plásticos - Regional Espírito Santo (SBCP-ES) e o Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Espírito Santo (Sindhes).

A volta da realização dessas cirurgias está condicionada à apresentação dos protocolos de limpeza e esterilização e à aprovação dos mesmos pela Sesa, além da compra de cânulas novas. O prazo final de entrega dos documentos é o dia 30 de agosto. Nos estabelecimentos onde foram encontradas cânulas com resíduos e naqueles em que houve caso confirmado do surto em 2007, a retomada das cirurgias só acontecerá após a inspeção da Vigilância Sanitária.

Nesta segunda-feira (18), a Sesa divulgou uma lista com o nome cinco hospitais que seguiram as orientações e, portanto, foram autorizados a retornarem com as cirurgias de lipoaspiração e lipoenxertia, são eles: o Vitória Apart Hospital, o Hospital Meridional, o Centro Hospitalar GranMater, o Hospital Praia da Costa e o Hospital e Maternidade Santa Paula.

Histórico

A notificação do primeiro caso chegou à Coordenação Estadual de Controle de Infecção Hospitalar (CECIH) no último dia 02 julho e a confirmação foi feita no dia 14 de julho, após análise realizada pelo Lacen. A classificação da espécie realizada pelo Núcleo de Doenças Infecciosas (NDI) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) identificou o novo tipo como Mycobacterium abscessus do tipo 1. No surto de 2007, controlado em agosto do mesmo ano, a bactéria que se manifestou foi a Mycobacterium massiliense, que pertence ao tipo 2.

Nas ações de investigação, foram encontradas cânulas com resíduos em estabelecimentos, onde os serviços foram suspensos e recolhidas amostras do equipamento cirúrgico para análise do Lacen. O Laboratório Central estabeleceu um protocolo específico para exames de todas as amostras de cânulas recolhidas e está fazendo estudos para descobrir se existe foco de microorganismos nos equipamentos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Raquel d’ Ávila
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard