06/10/2006 12h21 - Atualizado em 23/09/2015 09h38

Sesa convida profissionais de saúde a elaborar lista de medicamentos

A Gerência Estratégica de Assistência Farmacêutica (Geaf) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informa que já se encontra disponível no site da instituição o formulário para que os profissionais de saúde participem e dêem sugestões para a elaboração da Relação Estadual de Medicamentos Essenciais (Rememe).

O formulário de consulta pode ser acessado neste site: clique em "Profissional e Gestor de Saúde", no menu principal (no alto da página), e, em seguida, no link "Assistência Farmacêutica". As instruções para entrega do material também se encontram na página.

A Rememe será um instrumento para facilitar o acesso da população a um conjunto de apresentações farmacêuticas necessárias às ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde.

Prescrição

“Isso além de orientar a padronização, prescrição, dispensação e abastecimento de medicamentos, particularmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose.

Condizente com a Política Nacional de Medicamentos, a Lista Preliminar da Rememe baseou-se na última edição da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) do Ministério da Saúde (MS), bem como na 14a Lista Modelo da Organização Mundial da Saúde (OMS) de março de 2005.

OMS

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) conceitua medicamentos essenciais como os que servem para satisfazer as necessidades de atenção à saúde da maior parte da população”, explicou o gerente de Assistência Farmacêutica da Sesa, Sílvio Machado.

De acordo com o gerente da Geaf, os medicamentos devem ser selecionados seguindo critérios de relevância em saúde pública, evidências de eficácia, segurança e estudos comparativos de custo-efetividade.

Os itens da lista estarão disponíveis em todo momento, nas quantidades adequadas, nas formas farmacêuticas que se requerem e a preços que o indivíduo e a comunidade possam pagar.

Saiba Mais:

Os critérios norteadores da Rememe são, hierarquicamente, os que se seguem:

- Selecionar medicamentos com eficácia comprovada segundo o paradigma das condutas baseadas em evidências;
- Além da eficácia, levar em consideração a segurança do medicamento, selecionando aqueles de mais baixa toxicidade;
- Preferir medicamentos com um único princípio ativo, evitando, sempre que possível, as associações medicamentosas, exceto aquelas que evidenciam aumento de eficácia ou diminuição de resistência microbiana;
- Adotar a designação genérica do princípio ativo;
- Selecionar os medicamentos que propiciam, por suas características farmacocinéticas, maior comodidade de administração, favorecendo a adesão a tratamento;
- Preferir medicamentos que apresentem estabilidade nas condições de estocagem e uso;
- Preferir medicamentos de menor custo de tratamento, mais ampla disponibilidade comercial, maior número de formas farmacêuticas e qualidade comprovada;
- Selecionar medicamentos que apresentam indicação em mais de uma doença;
- Evitar a inclusão de representantes que encerrem a mesma eficácia e efetividade, pois a duplicação complica a prescrição e onera desnecessariamente a instituição.

Informações à Imprensa:
Tel.: 3382-5074
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Franciane Barbosa/ Mariana Almeida
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271 / 99432776
asscom@saude.es.gov.br
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard