30/04/2009 15h14 - Atualizado em 23/09/2015 13h23

Sesa dá alta a três casos de influenza suína em monitoramento

Profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) deram alta hospitalar, na tarde desta quinta-feira (30), ao casal que estava em monitoramento por causa da influenza suína. Os dois, que estavam internados no Vitória Apart Hospital, unidade de referência, ficarão em isolamento domiciliar. Eles retornaram do México nesta terça-feira (28).

O homem, de 26 anos, e a mulher, de 24 anos, que moram em Vitória, foram notificados nesta quarta-feira (29) e, embora fiquem em casa a partir de agora, continuarão em monitoramento pela Sesa. Os casos só poderão ser descartados tão logo os resultados das análises laboratoriais voltem da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Primeira notificação

Nesta sexta-feira (01), será a vez de homem de 32 anos morador de Vila Velha receber alta. O paciente, que foi a primeira notificação de influenza suína registrada no Espírito Santo, receberá alta porque completará sete dias sem apresentar febre, conforme estabelece o Ministério da Saúde (MS). Ele estava em isolamento domiciliar desde a última terça-feira (28).

Embora não ofereça mais riscos de transmissão, o homem de 32 anos, que passou duas semanas nos Estados Unidos da América, também continuará em monitoramento pela Sesa e o caso só poderá ser descartado assim que os resultados retornem da Fiocruz.

Como não estava internado, o procedimento adotado tem um nome especial: alta de medida de precaução e isolamento respiratório. Na prática, significa que ele deixará de usar máscara cirúrgica e voltará a conviver normalmente com os familiares.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Karlla Hoffmann
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard