04/04/2008 14h54 - Atualizado em 23/09/2015 13h20

Sesa dá dicas em comemoração ao Dia Mundial da Saúde

Para melhorar a saúde da população, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) tem investido nos serviços públicos, como a humanização das farmácias, a ampliação e reestruturação dos hospitais estaduais, a contratualização dos hospitais filantrópicos e a capacitação de profissionais. Mas o bem-estar depende também dos hábitos que a população tem. Por isso, a Sesa aproveita o Dia Mundial da Saúde, nesta segunda-feira (07), para dar dicas de cuidados para os capixabas.

A saúde é um instrumento para o desenvolvimento social e econômico. Do bem-estar físico e mental dependem a qualidade de vida e a capacidade de trabalho da população. Mas a falta de tempo, o tabagismo, o estresse e os hábitos modernos, como comidas prontas e o sedentarismo, são algumas das principais causas de doenças.

Os números parciais da mortalidade de 2007 revelam que o principal motivo de óbito entre os capixabas são as doenças do aparelho circulatório, como AVC e infartos, com 5.320 registros. Em seguida aparecem as causas externas, com 3.095, e os cânceres com 2.602 óbitos. Os três tipos de agravos têm como fatores decisivos o estilo de vida levado pelo paciente.

Dicas

Entre os principais cuidados, o com a alimentação merece destaque. A falta de tempo faz com que as pessoas procurem soluções mais rápidas, como alimentos congelados prontos ou restaurantes. A dica da coordenadora do Programa Estadual de Alimentação e Nutrição da Sesa, Simone Daher, é ter uma alimentação composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais.

“Para isto necessitamos que na alimentação tenham todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões”, explica. Variar os tipos de cereais, carnes, verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos, ajuda a compor uma alimentação saudável.

“A ingestão de cereais integrais pode contribuir para a redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade. Mas um erro recorrente é pensar que todo cereal é integral” afirma a coordenadora. Os mais indicados são arroz integral, trigo, aveia, milho e a cevada.

Outro hábito muito importante é a prática de atividades físicas. O sedentarismo pode causar doenças circulatórias e aumentar o risco de câncer. E para quem busca desculpas para não praticá-las, a dica é aproveitar as tarefas do dia-a-dia para exercitar-se e cuidar da saúde. Subir escadas, caminhar, pedalar, dançar e cuidar do jardim são alguns exemplos de tarefas que permitem agitar o corpo e abandonar o sedentarismo.

O tipo de exercício não importa desde que seja praticado moderadamente e orientado por profissional habilitado que respeite o limite físico de cada pessoa. Os benefícios são muitos, como redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol, queima de calorias, controle da diabete, fortalecimento muscular e ósseo, melhora na capacidade pulmonar e na flexibilidade das articulações. Além disso, também há aumento da auto-estima e do bem-estar, redução do estresse e melhoria no convívio social.

O sol também pode ser um vilão da saúde. Além de causar insolação e desidratação, pode trazer problemas para a pele. Por isso, quem for praticar atividades ao ar livre deve lembrar de se proteger contra queimaduras solares com a aplicação dos filtros solares, com Fator de Proteção Solar (FPS) no mínimo 15, a cada duas horas.

A última dica é aprender a relaxar. O estresse é um dos principais vilões modernos da saúde. Assistir uma peça de teatro, ir ao cinema, passear no parque ou ouvir uma boa música, até mesmo sozinho, pode ser um ótimo remédio.

Confira outras dicas:

- Escolha sempre os alimentos naturais, frescos e de fácil digestão;

- Mantenha-se hidratado, pois com o calor, o corpo transpira mais havendo maior perda de água e sais minerais, aumentando o risco de desidratação;

- Evite bebidas alcoólicas, pois elas aumentam a diurese, o que causa risco de desidratação;

- Beba muita água. Além de hidratar, ela elimina resíduos metabólicos, regula a temperatura corpórea, Faz a distribuição de nutrientes pelo corpo e ajuda a retirar o ácido lático, que causa a sensação de dor e fadiga dos músculos.

- Controle o colesterol: níveis elevados de colesterol estão associados com aterosclerose e doenças coronarianas.

- Use camisinha! Além dos cuidados com a alimentação e com o sol, a população deve se prevenir contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), como a Aids, a sífilis e a gonorréia, que só podem ser evitadas com segurança por meio do uso de preservativos.

- Evite comer alimentos gordurosos, muito salgados ou condimentados;

- Beba água de coco. Ao contrário do mate e dos refrigerantes, que não matam a sede, a água de coco ajuda a manter a hidratação do corpo porque repõem minerais perdidos com o suor.

- Procure um médico e faça exames preventivos regularmente.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Rovena Storch
rovenadamasceno@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard