01/02/2008 14h41 - Atualizado em 23/09/2015 13h19

Sesa dá dicas para curtir o Carnaval sem descuidar da saúde

O Carnaval é uma das principais festas populares do Brasil. Durante os quatro dias de folia, a alegria é geral e a ordem é se divertir. Blocos, desfiles de escolas de samba, bailes, tudo é motivo para sair da rotina e cair no samba. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) lembra que para curtir a folia é preciso evitar os excessos e tomar cuidados com a saúde.

O abuso do álcool é um dos excessos mais comuns durante a folia. Além de causar desidratação e ressaca, ele costuma resultar em violência no trânsito e também em brigas. O ideal é que os foliões controlem a quantidade de bebidas consumidas e se hidratem, com muita água mineral e de coco, para evitar a dor de cabeça.

A água não é só importante para curar a ressaca, ela também evita a desidratação. O Carnaval ocorre em uma época de muito calor. Por isso, o folião que pretende acompanhar o trio elétrico, o bloco ou a escola de samba deve estar sempre com uma garrafinha de água nas mãos. Os pais também devem estar atentos aos seus filhos, dando-lhes líquidos constantemente.

Alimentação

Outra dica importante é em relação à alimentação. Para a nutricionista e coordenadora do Programa de Alimentação e Nutrição Sesa, Simone Daher, deve-se comer alimentos leves (ideais para dias quentes) e carboidratos (massas e frutas), para repor energia.

Alimentos mais gordurosos demoram mais para ser digeridos nessa época. “O ambiente já está quente, nosso corpo não precisa de muita energia para manter a temperatura e, por isso, trabalha de forma mais lenta”, explica a coordenadora.

O sol também pode ser um vilão da folia. Além de causar insolação e desidratação, pode trazer problemas para a pele. Por isso, quem for curtir a festa ao ar livre, de dia, deve lembrar de se proteger contra queimaduras solares com a aplicação dos filtros solares, com Fator de Proteção Solar (FPS) no mínimo 15, a cada duas horas.



Além dos cuidados com a alimentação e com o sol, no Carnaval também é preciso ficar atento a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), como a Aids, a sífilis e a gonorréia, que só podem ser evitadas com segurança por meio do uso de preservativos.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids, Sandra Fagundes, no Carnaval as pessoas se sentem mais livres e soltas e acabam ficando mais vulneráveis ao vírus do HIV. “É uma época em que algumas pessoas se liberam mais e costumam beber muito, deixando de se prevenir, expondo-se ao risco de contrair essas doenças”, explica.

Confira outras dicas para curtir a folia:

- Fique afastado das caixas de som, principalmente quem estiver com crianças pequenas. O som alto pode prejudicar a audição;
- Evite usar fantasias calorentas e pesadas, as roupas devem ser claras e leves;
- Use tênis confortável, para curtir toda a folia sem machucar os pés. Sandálias não são aconselhadas e salto alto deve ser abolido;
- Escolha sempre os alimentos naturais, frescos e de fácil digestão;
- Mantenha-se hidratado, pois com o calor, o corpo transpira mais, havendo maior perda de água e sais minerais, aumentando o risco de desidratação;
- Evite bebidas alcoólicas, pois elas aumentam a diurese, o que causa risco de desidratação.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Rovena Storch
rovenadamasceno@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard