05/08/2013 09h24 - Atualizado em 23/09/2015 13h38

Sesa debate ações de assistência a dependentes químicos em seminário

O secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino, participou na manhã desta segunda-feira (05) de um seminário para discutir sobre o programa “Crack é possível vencer”, do Governo Federal, e expor as ações que o Espírito Santo vem desenvolvendo para ampliar a atenção aos dependentes químicos. O evento contou com a participação de diversas autoridades, incluindo o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Pedro Valls Feu Rosa.

Na oportunidade, Tadeu Marino, afirmou que essa é uma das prioridades do Governo do ES e que, desde 2011, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vem investindo na ampliação da assistência a esse público, por meio de uma política de construção de 12 Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad) em municípios estratégicos das regiões de saúde (quatro deles já entregues), promovendo capacitação profissional de servidores das unidades municipais de saúde – que são porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS) e abrindo mais leitos.

O secretário acrescentou que a Sesa se preocupa com essa questão que aflige tantas famílias e que vem conversando com os gestores municipais num esforço conjunto para diminuir os impactos sociais desse problema. Também lembrou que o Governo lançou recentemente a Rede Abraço, o Programa de Ações Integradas sobre Drogas que vai atuar com a internação voluntária, em quatro frentes: prevenção; tratamento e reinserção social; governança e pesquisa; e capacitação e informação.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Angela Siqueira
Texto: Maria Angela Siqueira
mariaperini@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard