13/12/2007 15h21 - Atualizado em 23/09/2015 13h19

Sesa define matriz curricular para curso de Atenção Primária

Médicos que trabalham com Atenção Primária em Saúde (APS) nos 78 municípios do Espírito Santo serão capacitados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A grade curricular do curso foi definida na Oficina de Integração, que aconteceu nesta quarta (12) e quinta-feira (13).

O evento teve como objetivo discutir e construir propostas de matriz curricular para o curso, que vai especializar cerca de 1.750 profissionais que atuam com Programa de Saúde da Família (PSF) no Estado.

O encontro reuniu participantes das três primeiras oficinas sobre APS, que aconteceram entre novembro e dezembro deste ano. Além disso, as propostas de cada uma delas foram discutidas para fechar a grade do curso.

A oficina contou, também, com a participação de 21 pesquisadores de várias instituições nacionais. O grupo veio participar da IV Oficina do Grupo Nacional de Pesquisa, que aconteceu no início desta semana.

A capacitação

Segundo Marcelo Dalla, da equipe técnica da APS da Sesa, o curso será de educação permanente e terá mais prática do que outros cursos em geral. “Os professores também irão até as unidades de saúde para dar aulas dentro da realidade dos alunos”.

Diferente da educação continuada, que leva em consideração somente o assunto no qual o aluno deseja se especializar, a educação permanente é constituída pelas necessidades dos profissionais e da população. “Parte do conteúdo do curso é solicitado pelo próprio estudante, variando de acordo com a realidade da população”, ressalta Marcelo.

As capacitações serão ministradas por faculdades credenciadas por meio de edital, que deve ser publicado até fevereiro de 2008. Marcelo Dalla afirma que a intenção da Sesa é de que todas as turmas comecem as aulas ao mesmo tempo. “Serão cerca de 50 turmas, e por isso precisaremos credenciar várias faculdades. Só não começarão juntas se alguma instituição tiver pendências para resolver”, explica.

Entre os temas que serão abordados estão: gestão, formação, ética e população flutuante. “A população flutuante foi um tema muito pedido. Muita gente vai morar no Norte do Estado para cortar cana, por exemplo. E isso gera uma demanda específica”, esclarece o técnico.

Parceria

Para que as unidades de saúde não fiquem vazias nos dias de curso, a Sesa fará o trabalho de capacitação em parceria com as secretarias municipais de Saúde, fazendo uma programação especial. “Até para as aulas que acontecerão nas unidades, precisamos do apoio dos municípios, para estar lá nos dias com menor demanda e não atrapalhar os usuários dos serviços”, afirma Marcelo Dalla.

Os cursos devem começar em abril de 2008 e durar, no mínimo, um ano. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com a Atenção Primária em Saúde da Sesa, pelos telefones (27) 3137-2428 ou 3137-2370.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha