13/03/2012 06h39 - Atualizado em 23/09/2015 13h32

Sesa discute implantação da Rede Cegonha em municípios da Macrorregião Metropolitana

Nesta terça-feira (13), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizará uma oficina para discutir a implantação da Rede Cegonha nos vinte municípios da Macrorregião Metropolitana. A reunião será promovida no CRE Metropolitano, em Cariacica, das 13 às 17 horas.

Durante a oficina, representantes dos municípios serão orientados por técnicos da Sesa e do Ministério da Saúde (MS) na elaboração e cumprimento das etapas para a implementação da iniciativa, com ênfase na primeira fase, que trata sobre a adesão e a elaboração diagnóstica do plano municipal.

“Para o cumprimento da primeira fase os municípios devem fazer um mapeamento dos indicadores de saúde da mulher e da criança. Isso é necessário para que possam desenvolver ações de combate a problemas e para melhoria do atendimento”, explica a coordenadora estadual da Rede Cegonha, Eliane Pereira da Silva.

De acordo com ela, as demais fases para implantação envolvem o desenho regional da Rede Cegonha, a contratualização dos pontos de atenção (hospitais e maternidade participantes), a qualificação dos componentes e, por fim, a certificação. Todas elas são desenvolvidas ao mesmo tempo.

Depois da reunião desta terça-feira (13), haverá ainda mais duas, com os municípios da Macrorregião Central, no próximo dia 20, e no Sul, no dia 27 de março. Ao término das oficinas, espera-se que o plano municipal da Rede Cegonha esteja pronto e encaminhado para o MS.

Rede Cegonha

A política é de iniciativa do Governo Federal e reúne um conjunto de medidas que visam garantir um atendimento adequado e humanizado às mulheres, desde a confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal e o parto, até os dois primeiros anos de vida do bebê.

O Espírito Santo já aderiu ao programa Rede Cegonha e instituiu um grupo condutor estadual, que reúne representantes da Sesa e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), para a efetivação da Rede no Estado. Uma oficina de orientação foi realizada com os municípios no último dia 7 em Vitória.

A proposta de construção da Rede Cegonha no Estado foi elaborada a partir do diagnóstico realizado nas oficinas da Rede de Atenção à Mulher e da Criança, entre 2009 e 2010, com participação de todos os municípios do Espírito Santo. As medidas previstas na Rede Cegonha serão coordenadas pelo Estado, apoiadas pelo Ministério da Saúde e executadas pelos municípios.

Municípios da Macrorregião Metropolitana

- Afonso Cláudio
- Brejetuba
- Cariacica
- Conceição do Castelo
- Domingos Martins
- Fundão
- Guarapari
- Ibatiba
- Itaguaçu
- Itarana
- Laranja da Terra
- Marechal Floriano
- Santa Leopoldina
- Santa Maria de Jetibá
- Santa Teresa
- Serra
- Venda Nova do Imigrante
- Viana
- Vila Velha
- Vitória

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/ Anny Giacomin/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307/ 9983-3246/9969-8271/ 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard