04/10/2012 06h36 - Atualizado em 23/09/2015 13h35

Sesa discute implantação de cuidados paliativos

O secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino, se reuniu nesta quarta-feira (03) com sua equipe técnica e com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Espírito Santo para discutir a implantação de uma política de cuidados paliativos na rede pública estadual. O objetivo é criar condições para promover maior qualidade de vida aos pacientes com doenças sem chances de cura, para que tenham um tratamento mais humanizado no fim da vida.

Participaram da reunião o subsecretário de Saúde, Geraldo Queiroz, o presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Espírito Santo, Roni Mukamal, e equipes da Sesa das áreas de Oncologia e Saúde do Idoso.

A intenção da Sesa é criar um serviço de cuidados paliativos em um hospital da rede de atendimento ao SUS, que será modelo para outras unidades. Para isso, serão feitas visitas nas próximas semanas aos hospitais visando identificar o local ideal para o serviço. Também serão programadas oficinas de sensibilização com gestores hospitalares e entidades afins.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o cuidado paliativo é uma abordagem que propicia maior qualidade de vida a pacientes (e seus familiares) que enfrentam doenças que ameaçam a continuidade da vida, como câncer, doenças crônico-degenerativas (demência de Alzheimer e Parkinson), sequelas de AVC, insuficiência cardíaca grave, dentre outras, por meio do controle dos sintomas visando o alívio do sofrimento.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/ Anny Giacomin/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Alessandra Fornazier
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307/ 9983-3246/9969-8271/ 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard