27/03/2008 09h47 - Atualizado em 23/09/2015 13h20

Sesa discute rede de atendimento a pacientes com dengue e entrega carros UBV a municípios

O secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi, se reuniu na manhã desta quinta-feira (27) com representantes municipais de Saúde da Grande Vitória, de Cachoeiro de Itapemirim e de Colatina para reforçar a organização da rede de atendimento dos casos suspeitos de dengue.

Ficou definido que os municípios deverão destinar serviços de referência para o atendimento dos pacientes. Na reunião também foi discutida a intensificação do combate ao vetor. Para isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) entregou oito veículos de UBV – conhecidos popularmente como ‘fumacê’ – a Vila Velha (dois), Cariacica (dois); Viana (um), Guarapari (um), Colatina (um) e Cachoeiro de Itapemirim (um). Logo após a entrega, foi realizado um treinamento para os operadores municipais.

Aproximadamente 30 pessoas participaram da reunião, incluindo secretários municipais, coordenadores de Prontos-Atendimentos (PAs)e técnicos da área, que foi realizada no Laboratório Central (Lacen) da Sesa.

Próxima reunião

O próximo passo programado é uma reunião com os hospitais filantrópicos e particulares, que será realizada nesta sexta-feira (28), também no Lacen. Nesta quarta (26), a discussão foi com os hospitais da rede estadual.

O secretário afirmou que todas as estratégias estão sendo acertadas para combater a dengue no Espírito Santo. “Estamos aperfeiçoando a assistência para garantir que todos os pacientes com suspeitas de dengue sejam atendidos. Os casos mais simples devem ir às Unidades Básicas de Saúde e somente os casos graves serão encaminhados aos hospitais”, frisou.

Tozi lembrou que nos últimos três anos a doença tem se apresentado de forma mais grave. “Temos trabalhado de forma muito bem estruturada, mas o mosquito tem driblado as formas de combate”. Por isso, ele frisou que o combate à dengue só será eficaz se a população ajudar, eliminando os focos do mosquito em água parada. “Não há transmissão da doença se não existir reservatórios de água”, ressaltou.

Vetor

A presidente do Colegiado de Secretários Municipais (Cosemes), Márcia Andriolo, destacou a utilidade da intensificação do Estado no combate ao vetor. “Os carros são muito importantes no combate ao mosquito adulto, mas o larval tem sido eliminado pelos municípios e deve ter a contribuição da população”.

A gerente do Pronto-Atendimento de Cachoeiro de Itapemirim (referência no atendimento de dengue no município), Elisa Daroz, disse que a parceria vem ampliar as ações realizadas para o combate ao mosquito. “Estamos com 900 registros de dengue no município e 324 confirmados. Os carros vão evitar a proliferação do mosquito adulto, o que deverá contribuir para diminuir as demandas nos PAs”.

Veículos UBV

Além dos veículos entregues nesta quinta (27), a Sesa vai disponibilizar na próxima semana mais quatro carros que serão destinados aos municípios de: Ecoporanga, Nova Venécia, Piúma e Anchieta.

Atualmente existem quatro carros em operação nos municípios de Mantenópolis, Cachoeiro de Itapemirim, Pancas e Guarapari. Os carros são da Secretaria e ficam disponíveis na Central Operadora de UBV para serem repassados aos municípios, a partir da necessidade de combate aos mosquitos da dengue, definidos pelo coeficiente de incidência.

A Central conta com uma equipe técnica de operadores especializados na regulagem dos equipamentos, montagem da escala de circulação e cálculo do ciclo de operação dos veículos (trajeto, velocidade, número de dias) e que também são os responsáveis por capacitar os operadores municipais.

Confira as dicas para se proteger da dengue em casa

Lixo
- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios;
- Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes latas, copos, garrafas vazias etc.;
- Mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana.

Plantas e jardins
- Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta;
- Se você não colocou areia e acumulou água no pratinho de planta, lave-o com escova, água e sabão. Faça isso uma vez por semana;
- Se você tiver vasos de plantas aquáticas, troque a água e lave o vaso, principalmente por dentro, com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana.

Caixas d’água, calhas e lajes
- Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje;
- Remova folha, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;
- Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada;

Tonéis e depósitos de água
- Mantenha bem tampados tonéis e barris d’água;
- Lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água;
- Lave principalmente por dentro, com escova e sabão, os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes e baldes.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha