06/07/2005 21h13 - Atualizado em 23/09/2015 09h32

Sesa divulga nota sobre paralisação dos anestesiologistas

A Secretaria de Estado da Saúde informa que os anestesiologistas, que paralisam suas atividades a partir desta quinta-feira (07), não têm relação funcional direta com a Sesa. Os profissionais são prestadores autônomos, que atuam nos hospitais filantrópicos e prestam serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Espírito Santo.

O pagamento destes profissionais é feito com base na tabela nacional do SUS, com recursos repassados aos Estados e Municípios pelo governo Federal. Os valores pagos no Espírito Santo são os mesmos para todos os demais serviços do SUS no País.

A Sesa reconhece que há defasagem em alguns valores de procedimentos na tabela SUS, porém o Ministério da Saúde anunciou que o reajuste dos valores entrará em vigor a partir de 1º de agosto deste ano.

Como gestora do SUS no Estado, cabe à Sesa garantir o atendimento à população. Nesse sentido, a Secretaria se empenhará para que todos os atendimentos de urgência sejam realizados, respeitando os compromissos éticos da profissão e a lei de greve.

Contudo, preocupa a Sesa as eventuais conseqüências dessa paralisação, pois além da desassistência, ela causará a redução do volume dos serviços prestados pelos hospitais filantrópicos, comprometendo o faturamento mensal e fragilizando, ainda mais, a situação econômico-financeira destas instituições.

A Sesa mantém-se aberta ao diálogo com a categoria e a representação dos hospitais filantrópicos, conclamando os profissionais a manterem suas atividades essenciais à assistência à saúde da população, enquanto busca, em conjunto, o entendimento necessário ao pleno e satisfatório funcionamento destes hospitais.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua/Deyvison Longui
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271
asscom@saude.es.gov.br
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard