02/04/2008 05h47 - Atualizado em 23/09/2015 13h20

Sesa doa equipamento ao Hospital Rio Doce

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) doou um novo Intensificador de Imagem ao Hospital Rio Doce, de Linhares. O equipamento, que também é conhecido como arco cirúrgico e já está em funcionamento, custa cerca de R$ 250 mil e foi importado da Itália.

O aparelho funciona como um raio-x portátil que transmite a imagem do corpo do paciente, durante o procedimento cirúrgico, em tempo real. O Intensificador de Imagem está sendo utilizado para neurocirurgias de alta complexidade e para cirurgias ortopédicas, vascular e geral. O procedimento guiado garante maior precisão.

Nas neurocirurgias e nas cirurgias de ortopedia, o equipamento ajuda na colocação de órteses e próteses. Já na vascular, é possível visualizar veias e artérias com mais facilidade. As cirurgias gerais aproveitam o aparelho para projetar uso de contrastes.

Antes, os pacientes que precisavam de cirurgias eram transferidos para os hospitais da Grande Vitória. Com a chegada do novo equipamento, o hospital está recebendo usuários de outros municípios. “É possível descentralizar os procedimentos e, assim, desafogar os hospitais da rede estadual”, ressalta o neurocirurgião do Hospital Rio Doce, Floriano Schwanz Filho.

Segundo o neurocirurgião, o aparelho duplicou a quantidade de cirurgias realizadas, já que permite acompanhar a evolução do procedimento de maneira dinâmica. Sem este recurso, enquanto o paciente aguarda na sala de cirurgia a finalização do procedimento, o profissional precisa tirar uma radiografia para checar o correto posicionamento de próteses e pinos, por exemplo. “O equipamento ainda diminuiu o tempo de anestesia, pois nós vemos o resultado na hora”, explica.

Floriano Schwanz Filho diz que o hospital tinha um Intensificador de Imagem, mas que o aparelho quebrou há um ano e não teve como consertar. “Desde então a direção tentava comprar um novo, mas esse equipamento é caro. Com a ajuda da Sesa, podemos realizar cirurgias com órteses e próteses de até R$ 30 mil”.

Uma das prioridades da Sesa é melhorar a assistência aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e a qualidade do serviço de saúde prestado à população capixaba. “A doação de um equipamento como esse demonstra que o Governo entende de saúde pública e está fazendo de tudo para melhorá-la”, fala o neurocirurgião.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Rovena Storch
rovenadamasceno@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard