16/04/2015 08h11 - Atualizado em 23/09/2015 13h43

Sesa é aceita na Rede Rute e participa de teleconferências sobre saúde do servidor público

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) foi aceita na Rede Universitária de Telemedicina (Rede Rute) para participar, inicialmente, do Grupo de Interesse Especial (SIG, na sigla em inglês) em Saúde do Servidor Público. Os SIGs são instâncias da Rede Rute que integram profissionais de saúde e pesquisadores de todo Brasil, e os encontros dos grupos ocorrem por meio de teleconferências e fóruns de discussão. A primeira participação oficial da Sesa aconteceu na tarde dessa quarta-feira (15).

A Rede Universitária de Telemedicina é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia que incentiva a integração e a colaboração entre profissionais de saúde por meio de instâncias denominadas Grupos de Interesse Especial. Atualmente, mais de 300 instituições participam dos mais de 60 SIGs em atividade na Rede Rute, entre eles Atenção Primária à Saúde, Enfermagem em Oncologia, Fonoaudiologia, Cuidados Farmacêuticos, Saúde Indígena e Saúde do Trabalhador.

Além da Sesa, participam do SIG em Saúde do Servidor Público outras 13 instituições, entre hospitais, universidades e instituições não universitárias de ensino e pesquisa das quatro regiões do país. Representaram a Secretaria de Estado na Saúde na teleconferência o médico Marcello Dalla, referência técnica em educação permanente do Núcleo Especial de Desenvolvimento de Recursos Humanos, e a terapeuta ocupacional Irina Moriyama, do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

O objetivo do Grupo de Interesse Especial em Saúde do Servidor Público é discutir estratégias de promoção e vigilância em saúde e segurança do servidor público e ser um canal que colabore para a integração das instituições de atenção à saúde e segurança do trabalhador. Visa ainda contribuir para a uniformização das ações em saúde e segurança do servidor público em âmbito nacional e favorecer a realização de estudos e capacitações na área.

Conquista

Para Marcello Dalla, o ingresso na Rede Rute é uma conquista, ainda que a participação por enquanto esteja restrita a um grupo de interesse. A intenção, segundo ele, é colocar a Sesa como membro definitivo, e para isso será necessário que a Secretaria participe de pelo menos três SIGs regularmente.

“A Sesa tem buscado integrar a Rede Rute e, agora, a meta é aumentar a nossa participação pleiteando espaço em outro SIG. O Cerest já participa de forma não oficial do Grupo de Interesse Especial em Saúde do Trabalhador desde o ano passado e nós vamos tentar oficializar a inserção no grupo. O Hemoes também já participa do SIG Hemorredes. Futuramente, a intenção é ampliar a possibilidade de outros serviços de saúde estaduais participarem dos SIGs e colocar a Sesa como membro definitivo da Rede”, detalha.

Na opinião de Irina Moriyama, a participação na Rede Rute representa uma oportunidade de inserção de profissionais da Sesa no cenário nacional de discussões sobre saúde. “Vejo como positivo principalmente pela possibilidade de troca com outras equipes e outras experiências”, avalia.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Texto: Juliana Rodrigues
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard