17/07/2009 12h43 - Atualizado em 23/09/2015 13h24

Sesa e Anvisa investigarão produtos usados nas cirurgias de implante mamário

Após três dias de trabalho conjunto, os técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Vigilância Sanitária do Estado direcionaram as investigações, sobre os dois casos confirmados de micobactéria no Espírito Santo, aos produtos utilizados nas cirurgias de implante mamário.

A vertente de investigação foi decidida pelos dois órgãos para complementar a fiscalização, já iniciada pela Vigilância Sanitária do Estado, sobre os processos de trabalho nas cirurgias.

As atividades foram realizadas entre quarta (15) e sexta-feira (17). Durante este período, além de reuniões, a equipe da Anvisa e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) também efetuaram atividades de campo.

A Sesa recebeu a notificação de quatro casos de infecção por micobactéria, sendo dois confirmados e dois em investigação. Todos os casos surgiram em decorrência de procedimentos de implante mamário realizados na Clínica Küster, em Vila Velha, durante o mês de janeiro de 2009. De imediato a Secretaria adotou as seguintes medidas:

- Puniu a Clínica oficialmente com a suspensão dos procedimentos de implante de prótese mamária no estabelecimento.

- Realizou reunião de esclarecimento com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da Clínica e mantém monitoramento das atividades de busca ativa dos pacientes que fizeram implante mamário entre dezembro de 2008 e maio de 2009. Como resultado da busca, foi confirmado o segundo caso e identificados outros dois, que estão em processo de investigação.

- Fez a inspeção sanitária no Centro de Materiais Esterilizados (CME) do estabelecimento.

- Realizou visitas técnicas ao Centro Cirúrgico da Clínica para investigar os processos, rotinas de trabalho e técnicas praticadas no momento das cirurgias.

- Reforçou fiscalização das clínicas e hospitais capixabas que realizam cirurgias plásticas.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Karlla Hoffmann
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard